segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Última Princesa, de Fábio Yabu

A Última Princesa, de Fábio Yabu
Galera Record - 111 páginas
Uma história encantadora - uma releitura da história real de uma princesa que mudou o presente e futuro de seu país.




Título: A Última Princesa
Autor: Fábio Yabu
Ilustrador: Matheus Lopes Castro
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 111
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Era uma vez uma Princesa, que amava o seu país e o seu povo. Amava tanto que fez tudo o que podia por eles.
Mas um dia, ela se viu longe, impedida de voltar para a terra que tanto amava. Ela estava triste, com saudades. Mas eis que um amigo da Princesa, um Inventor muito criativo, tem uma ideia, que poderá ser capaz de levá-la de volta à terra amada.

O que eu achei do livro:
O livro é lindo!
Fábio Yabu conseguiu me conquistar com sua história tão doce e cativante. Com uma escrita é simples e super gostosa de ler - ideal para crianças (e não menos deliciosa para adultos) - o autor mescla realidade e ficção nessa graciosa história. Seus personagens são bem escritos e trazem traços de pessoas reais, o que dá um charme a mais para essa aventura.
Os capítulos são bem curtinhos e entremeiam a vida atual da Princesa, enquanto ela está no exílio, e a vida passada, enquanto ainda vivia com sua família em seu reino de origem.
São livros como esse que eu gostaria de ver nas escolas brasileiras. Não na aula de História, porque o livro mescla realidade com ficção, mas na aula de Literatura. As crianças, assim como eu, ficariam, certamente, muito curiosas para saber mais sobre a princesa real, aquela na qual a Princesa do livro foi baseada - e nesse ponto o professor de História poderia entrar explicando melhor sobre os fatos históricos. Certamente a escola ficaria mais interessante e as crianças interessadas. Confesso que eu fiquei super curiosa para saber mais sobre essa personagem que é tão pouco falada em nossas escolas (lembro que quando fui ao museu de sua família eu fiquei pensando o quão pouco sabia sobre todos eles e seus feitos).
Algumas passagens do livro são muito emocionantes. Por exemplo, no momento em que a Princesa pergunta ao Rei se aquelas pessoas todas que iam ao palácio eram o Povo e o Rei diz à Princesa que o Povo é muito maior do que aquilo. A pequena Princesa então pergunta ao pai se aquele Povo todo um dia será dela e o pai responde que não, que ela é que um dia será daquele Povo todo. Não é uma graça?! E essa não é a única passagem capaz de arrepiar o leitor - há muitas outras, mesmo que o livro seja tão curtinho. Não é a primeira vez que paro para pensar o quanto uma nação pode ser cruel com seus monarcas uma vez que um outro regime é imposto. Esse livro traz à tona esses questionamentos.
Curiosos para saber de quem eu estou falando, né?! Honestamente eu já sabia em quem a Princesa do livro havia sido baseada (já havia lido algumas - isso mesmo, não apenas uma - entrevistas com o autor e matérias/resenhas sobre o livro), mas acho que se você não souber a leitura pode ser ainda mais interessante. Portanto, vou me abster de contar quem é a verdadeira princesa, embora com uma rápida pesquisa no Google você possa encontrar (mas, sério, se você ainda não sabe e pretende ler o livro logo, não procure - descubra com a leitura, será muito mais gostoso!).
No final do livro, o autor nos revela a biografia que pesquisou para escrever sua história, além de algumas fotos dos personagens.
Um livro pequeno no tamanho, mas imenso no conteúdo, A Última Princesa é uma história deliciosa que merece ser lida!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥