sábado, 7 de julho de 2012

Passeando por aí #02: Barreiros

Voltando às origens...

Não, eu não nasci em Barreiros (nasci em Juiz de Fora mesmo), mas a minha mãe sim! Ela morou no lugar até os doze anos de idade, quando a família se mudou para Leopoldina.
Quando éramos criança, íamos muito à Barreiros, mas depois passei mais de dez anos sem visitar a cidade. Bom, cidade não é bem o termo. Barreiros é um distrito de Recreio. Um lugarejo bucólico, capaz de encantar qualquer um.
Eu aproveitei o final de semana para encontrar parentes que há muito não via, andar de cavalo (ah, como eu estava com vontade de fazer isso), tirar leite da vaca, andar no solão quente pela estrada de terra e sonhar com o dia em que eu poderei ter uma casa no campo.

Localização de Recreio com relação à Juiz de Fora
e em destaque a localização de Recreio no mapa de Brasil

Saímos bem cedo de Juiz de Fora e no caminho as paisagens já estavam lindas - um colírio para os olhos. A neblina estava baixa, deixando tudo com um ar místico.



O final de semana que estivemos por lá foi logo depois do dia de Santo Antonio e a cidade estava em festa. Nada como uma festa no interior, né?! Uma delícia. Pena que não tirei fotos da festa para mostrar por aqui...
O lugar é bem pequeno mesmo - tem apenas duas ruas principais, por assim dizer. Tem algumas estradas de terra por onde ficam espalhadas sítios e fazendas, mas a "cidade" em si é formada apenas pelas duas ruas - uma gracinha de lugar.

À direita a rua da igreja
e na esquerda, a esquina das duas ruas acima e a outra rua abaixo.

O lugar é mesmo muito bonito - e as casinhas lá são uma gracinha.

Flores do quintal da Tia Célia. Lindas!
Já havia algum tempo que eu estava doida para andar de cavalo, mas alguns problemas me impediam. O primeiro e mais grave de todos era que eu não tinha um cavalo... mas também há (porque isso ainda não mudou) o fato de que eu não sei andar de cavalo e sou extremamente medrosa!
Ainda bem que um dos meus tios, carinhosamente chamado de Tio Didi, é um poço de paciência e não só me deixou andar no cavalo dele, como ainda foi guiando porque, admito, eu estava morrendo de medo do bicho sair correndo e me deixar cair no chão.
E não foi só isso não... o Tio Didi ainda me levou ao sítio dele, onde possuí algumas vacas leiteiras e me deixou tentar tirar também (juro que eu estava doida para fazer isso). Só que é muito mais difícil do que parece... eu consegui tirar 3 ml inteirinhos sozinha! #Orgulho (só que 2,5 foram parar na minha calça e não no balde, mas isso não importa, né?!)
Eu juro que adoraria fazer isso mais vezes!

Não olhem para mim, olhem só para o cavalo.

Uma gracinha o sítio do Tio Didi.
Ainda aproveitei para dar um volta à tarde com minha mãe - a pé mesmo (e debaixo de um solão de matar) - por uma das estradinhas de terra. O mais gostoso é que ela ia contando as histórias de quando era criança enquanto passávamos pelos lugares.






Aqui já foi na estrada, na hora que estávamos indo embora.
Fiquei com saudades *-*


Eu adoro roça, adoro bichinhos e espero voltar à Barreiros logo! Foi um passeio delicioso.
Espero que tenham gostado das fotos.

PS: Assim que cheguei ao lugar, tinha uma placa da prefeitura (de Recreio) escrito "Barreiro". Fiquei na maior dúvida se o nome do lugar era mesmo Barreiros, como sempre tínhamos chamado, ou Barreiro, como estava escrito na placa. Só que depois encontrei outras placas com a versão com "s" - que segundo os moradores é mesmo a correta (e eu acho bem mais bacana).


PPS: Todas as fotos do post foram tiradas por mim. Não sou fotógrafa profissional, portanto, perdoem o amadorismo da pessoa aqui.
 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥