sexta-feira, 7 de março de 2014

Rose na Tempestade, de Jon Katz

Rose na Tempestade, de Jon Katz
Novo Conceito - 235 páginas
A história de Rose, uma cadela com um grande senso de responsabilidade.


Título: Rose na Tempestade
Título Original: Rose in a Storm
Autor: Jon Katz
Tradutora: Alda Porto
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-283-4
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 235


Bom.


Como não cair de amores por Rose?!
Rose é uma border collie (aquele cachorro que pastoreia ovelhas) que trabalha na fazenda de Sam. O fazendeiro a trata apenas como um cachorro de trabalho e a cadelinha também só aprecia esse tipo de tratamento.
Mas quando uma inesperada nevasca atinge a região, as coisas começam a mudar. Principalmente porque a nevasca se transforma em uma grande tempestade e a vida cotidiana da fazenda se vê completamente abalada na nova realidade. Apenas Rose será capaz de auxiliar Sam e os animais a passar pela difícil experiência.

Rose na Tempestade é um bom livro, mas não é incrível, inesquecível ou nada do tipo. É uma leitura interessante, que vale a pena, mas comum. Principalmente por não ter um grande clímax ou um grande problema para ser resolvido.

A escrita de Jon Katz, todavia, é muito gostosa.
O autor tem uma narrativa bem calma e leve, que insere o leitor no meio de sua história e consegue mostrar em detalhes os sentimentos de Rose. E isso sem humanizar a cadela.
Aliás, segundo a orelha do livro, Jon Katz é apaixonado por cachorros mas não defende o tratamento humanizado que eles recebem atualmente. E isso transparece em seu livro. Rose é uma cadela, pensa como uma cadela, age como uma cadela e é tratada como o cachorro que é.
Devo dizer que, como uma dessas pessoas que humanizam o seu bichinho (sem exageros), achei um pouco fria a maneira como Sam tratava a sua Rose. Desejei em diversos momentos que fosse um pouco diferente, mais afetivo, mais próximo e, por que não admitir, mais humano. Tenho uma cadelinha aqui em casa e não consigo me ver tão distante dela.
Não quero entrar no mérito da discussão de quem está certo ou errado. Mas as atitudes de Sam com sua cadelinha me causaram estranhamento!

Além disso, é importante ressaltar que Sam e os outros animais da fazenda não são mais do que personagens secundários. Profundamente retratados pelo autor (inclusive alguns animais de fora da fazenda que aparecem durante o correr da história), mas ainda assim secundários.

Rose na Tempestade é um livro sobre uma cadela que consegue cuidar de uma fazenda durante uma forte tempestade. Mostra toda a força, coragem e senso de responsabilidade do animal.
É uma história gostosa de ler e bastante diferente.


Nota: 

0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥