quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Azincourt, de Bernard Cornwell



Título: Azincourt
Título Original: Azincourt
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 2008
Nº de Páginas: 446
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
Nicholas Hook era um bom arqueiro - mas também era um homem amaldiçoado, ao menos pensava que era.
Durante uma viagem que fez à Londres, tentou salvar uma herege (após escutar a voz de Deus), e, bateu em um padre. Por essa atitude, ele teve que fugir - se tornar um fora da lei, para que não fosse enforcado.
Assim, em 1414, ele estava na França, lutando em Soissons - uma horrível batalha onde o exército francês não só aniquilou o exército inglês, mas também os seus compatriotas que moravam na cidade. Hook, com a ajuda de São Crispim e São Crispiniano (que falavam com ele), conseguiu se salvar e salvar Melisande, um francessa que se tornaria a sua esposa.
"Aquela havia sido uma boa flecha, pensou Hook. De haste reta e bem emplumada, com todas as penas tiradas da mesma asa de ganso. Havia voado certeira. Tinha ido aonde ele queria, e ele havia matado um homem em batalha. Por fim podia dizer que era arqueiro."
De volta à Inglaterra, ele conseguiu servir Sir John Cornwaille, do lado de quem lutaria em futuras batalhas.
O rei Henrique se considerava dono do trono da França, resolve reclamar esse direito e parte em guerra para o país. A tomada de Harfleur deveria ser rápida, mas não foi isso que ocorreu. Passaram-se muitos dias, os ingleses morriam de disenteria e estavam enfraquecidos.
Ainda assim, após conseguir tomar a cidade, Henrique não ouviu os conselhos de voltar à Inglaterra - ele decidiu marchar pelo litoral francês - uma pequena vitória, para evitar a humilhação. A viagem seria rápida, pouco mais que uma semana. Mas o exército francês se mexeu, e os ingleses tiveram que entrar no interior da França para alcançar seu objetivo. E quando chegaram em Azincourt, encontraram o imenso exército francês - 5 franceses para cada inglês. Seria uma batalha épica e relembrada por muitos anos!

O que eu achei do livro:
É Bernard Cornwell. Aprendi a amar esse escritor inglês quando li o livro Stonehenge, que ainda é o meu favorito do autor. Se você gosta de história - irá apreciar, e muito, os livros escritos por Cornwell!
Como se escrever bem não fosse o bastante (e, acreditem, a escrita de Cornwell é primorosa), ele ainda faz extensas pesquisas antes de escrever seus livros. Portanto, ler um livro de Cornwell é quase uma aula de história. Aprecio muito que nas últimas páginas de seus livros, ele coloque uma nota histórica, explicando o que realmente aconteceu, o que saiu da cabeça dele, o que é fato, o que é suposição, etc. Você termina a história inventada por Cornwell e ele te explica o que ali realmente aconteceu da maneira como foi narrada por ele.
Os personagens criados exalam realidade! São muito bem montados e caracterizados pelo autor. Eu me apaixonei pelo jeito esquentado, desbocado e autêntico de Sir John. E impossível não se apaixonar por Hook! Ele é um personagem maravilhoso, corajoso e destemido!
"- Hook, seu desgraçado, eu amo você! - exclamou Sir John. - É assim que se faz! - gritou para os arqueiros. - Vocês rasgam a barriga deles, cravam as lâminas nos olhos deles, cortam a garganta, decepam os bagos, cravam a espada no cu, arrancam o fígado, espetam os rins, não me importa como façam, desde que matem!"
Com uma escrita super gostosa, embora bastante densa, a leitura flui de maneira singular - fazendo com que cada passagem seja vivida de forma intensa pelo leitor. É quase como se estivemos como espectadores nas batalhas e acontecimentos do livro. Eu juro que pude sentir o fétido cheiro dos campos de batalha, ver o sangue escorrendo das espadas e das achas d'armas e podia ouvir o grito de pavor dos agonizantes. O autor é bem descritivo, e isso é uma característica que me agrada muito, pois consigo me sentir dentro da história.
Não sei se Azincourt é um livro para todos. Não o indicaria para pessoas fracas. Como eu disse a narrativa é muito envolvente e real - e os acontecimentos não são exatamente agradáveis. Mas o livro é extremamente perfeito e maravilhoso! Então, se você está afim de encarar o mundo do século XV, a partir do ponto de vista dos ingleses, mergulhe de cabeça e aproveite essa história!

PS: Não podia deixar de comentar que estou muito nervosa ao escrever essa resenha. O livro é maravilhoso e falar de livros tão bons assim sempre me deixa nervosa. Mas não é apenas isso - hoje existe um fator extra que me deixa ainda mais fora de mim. Essa é a 100ª resenha do blog - um feito que para muitos pode ser insignificante, porém, para mim é extremamente importante e motivo de muito felicidade e orgulho. Portanto, me desculpem se a resenha não chega aos pés do livro. Estou nervosa, empolgada, feliz! Não deixe de ler esse livro ou, ao menos, algum livro de Bernard Cornwell. O homem realmente manda muito bem!

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


29 comentários:

  1. Nanie, adorei a resenha! Parabéns por essa ser a 100º! Sabia que você me deixou interessada por esse livro? Eu gosto muito dos livros envolvente e marcantes.
    Ler uma história da cabeça dos ingleses, do século XV deve ser uma ótima experiência.
    Parabéns!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://booksinmy-life.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Books in my life, a história é realmente maravilhosa!!! Bernard Cornwell é um excelente escritor e consegue, de maneira magistral, nos transportar diretamente para as épocas que retrata em seus livros.

    ResponderExcluir
  3. Adoro arqueiros!!! Não li este estou no último da tilogia do Graal, gosto muito de cornweel e por sua culpa minha lista agora está maior!!!

    Parabéns pela 100ª!!!

    http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Kate, essa trilogia eu ainda não li >.< Quero muito =) hahahha Mas vale muito a pena!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Nanie!

    Nossa parece ser um livro super bacana mesmo.
    Uma história épica bem cheia de aventuras e desventuras que me deixou bem curiosa pra ler! Parabens viu :)

    Mil Bjs

    ResponderExcluir
  6. Mirtes Agda, é uma história incrível =)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela 100ª resenha! Nunca li nenhum livro do gênero porque não sei se iria gostar, mas pela resenha parece ser bem legal!

    ResponderExcluir
  8. A resenha ficou ótima!! Ainda não li nada do Bernard Cornwell mas todos os livros dele parecem ser excelentes e me interessam. Só não sei se conseguiria terminar de ler livros que retratam guerras tão intensamente.

    ResponderExcluir
  9. Vanessa Lopes, o livro é muito bom!! Vale muito a pena!
    A. Déborah, ele é um excelente escritor! Mas realmente as cenas são reais demais ^^

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanie!!!
    Quando leio um livro realmente bom fico com a mesma sensação, que minha resenha não chega aos pés do que a história propicia.
    Porém sua resenha está excelente e eu fiquei super curiosa para ler.
    Parabéns pela centesima resenha, com certeza é um feito que deve ser comemorado.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Nanie, não sei porque mas não me senti muito atraída pela história a ponto de colocá-lo na minha lista rsrs. Quem sabe algum dia eu mude de ideia? Bom, mesmo assim achei sua resenha ótima!
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

    ResponderExcluir
  12. Nanie, ainda não conheço nada do autor, mas só ouço boas críticas. O trabalho dos livros dele é lindo, né? As capas então nem se fala!

    Quem sabe não começo por este?

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  13. Oi!

    Ai, que mágico ler uma resenha do mega-super-blaster Mestre do Universo Cornwell! \o/
    Já deu para perceber que ele é meu autor favorito ever, né?

    Realmente é um livro incrível! Cornwell descreve as batalhas de uma forma, que você escuta os zunidos das flechas, relinchos dos cavalos, gritos de guerra e morte dos guerreiros; é mágico mesmo!
    Eu amo "histórias históricas", portanto tenho mesmo que amar Cornwell, representante-mor desse filão.

    Ah, Sir John é uma figuraça; quando ele xinga os franceses, quase engasgo de rir!
    E outra coisa, Hook admira muito Thomas de Hookton, um arqueiro inglês que lutou na Guerra dos 100 Anos. Pois é, Hookton tá na saga A Busca do Graal, recomendo muito.

    Aliás, recomendo TODOS os livros de Cornwell, e, se vc não se importar Nanie, vou colocar aqui o link do Bernard Cornwell Brasil, para quem quiser se inteirar das obras do autor, e dos filmes baseados em suas sagas.
    http://bernardcornwellbr.vilabol.uol.com.br/

    Amei a resenha!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Nanie! Que venham mais 100, mais 100 e muito mais... Primeiro porque eu adoro o blog e ssegundo porque suas resenhas, geralmente empolgam e nos faz desejar ler o livro, mesmo as poucas negativas, tendem a fazer isso.
    Eu adorei e apesar de querer alguns livros dele, ainda não li nenhum, acabo passando outros na frente...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  15. Renata, às vezes eu tenho essa sensação, mas dessa vez ela foi aumentada zilhões de vezes pelo nervosismo de ser a 100ª resenha... heheheh Muito obrigada, querida! Será comemorada com uma brincadeira divertida (eu achei divertida) e muitos prêmios *-*
    Mariana Ribeiro, que pena... sério mesmo... ainda assim não deixe de ler Bernard Cornwell, o cara é realmente bom demais... Quem sabe você não começa por Stonehenge - um pouquinho menos sangrento! hehehe
    thaorteg, precisa conhecer. Bernard Cornwell é realmente o máximo! Eu te aconselharia a começar por um livro que não é parte de uma saga, acho que fica mais fácil. Mas também te aconselharia a começar por Stonehenge - que é o meu preferido do Cornwell... Mas se começar por esse, também estará fazendo uma ótima escolha!
    Lucia Marina, você é má... Não me indique outra saga de Cornwell >.< Ele é o meu segundo autor favorito e isso, para mim, significa muitão também! Eu amo esse cara!!!! Sou super fã das suas histórias. Sou ultra doida por essa saga da Busca do Graal, mas não só essa >.< Queria todas... Bernard Cornwell só tem um defeito (muito comum em autores mega-super-blasters): os livros dele são muito caros >.<
    deiare, muito obrigada! Fico feliz em saber que gosta das minhas resenhas! Eu sempre as faço com carinho! Menina, se você já tiver algum na sua estante só aguardando, não deixe-o mais por lá. Confesso que é uma leitura um pouco mais demorada, mas é realmente maravilhoso! Você não se arrependerá de lê-lo!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns amiga pela 100° resenha!
    E gostei muito do livro, a gente vê que vc curti o autor e que adorou a história, não poderia fazer um post melhor sendo o seu número 100.

    Continue sempre com suas dicas e seções maravilhosas.
    beijão e que venham mais 100!

    ResponderExcluir
  17. Leninha, gostei muito do livro e amo esse autor! Escolhi a dedo a 100ª resenha =0 hehehehe

    ResponderExcluir
  18. Eu sou louco para ler os livros do Bernard Cornwell, todos, são do tipo que eu gosto, e como você falou que são uma aula de história, ele deve ter a escrita meio parecida com a do Rick Riordan, mas claro, mais adulta!

    ResponderExcluir
  19. MARCINHOW, então não deixe ler os livros dele. Realmente não tem como comparar com Riordan não... Riordan escreve muito bem e faz excelentes pesquisas, mas não é tão minuncionso, tão realista quanto B. Cornwell.

    ResponderExcluir
  20. Nanie!
    Esse livro me fez lembrar da trilogia do Graal, inclusive o nome do protagonista. Em O Arqueiro, O Andarilho e O Herege acompanhamos Thomas de Hookton através das batalhas entre França e Inglaterra. Thomas ém um eximio arqueiro Inglês. Acheio a trama semelhante.
    Agora eu preciso ler Azincourt também! Adoro Cornwell e tenho quase todos os livros dele. Só não tenho a série Sharp. Ai Nanie....eu amo épicos, mas não estou conseguindo ler meus próprios livros. rsrs Tá dificil!
    Adorei sua resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Hérida Ruyz, eu também adoro Bernard Cornwell =) Sabe que o Nick Hook, protagonista de Azincourt, cita esse arqueiro?! É como se fosse um ídolo dele =) Muito legal, né?! Eu também gosto muito de Cornwell, mas tenho só 3 livros =) Mas os três são excelentes! Morro de vontade de comprar os outros =)
    Ah... eu tb estava com esse tipo de dificuldade, por isso resolvi não pedir parceria esse ano, eu aceito, mas não peço =) Daí sobra algum tempo! Gosto de ler os livros que eu escolho tb =) hehehehe

    ResponderExcluir
  22. Ei Nanie,

    Eu comprei um livro dele "O rei do inverno" e até hoje não li e ainda quero ler todos rsrsrs, bastante atrasada.

    Parabéns pela centésima resenha ^^, que venham muitas outras resenhas :)

    beijoo

    ResponderExcluir
  23. Nanda, eu morro de vontade de ler a trilogia do Rei Arthur escrita por ele *-* Ele é um excelente escritor!

    ResponderExcluir
  24. Bernard Cornwell é o cara!
    Oh, escritor bom para escrever épicos e batalhas! Meu primo é louco por ele e foi por conta dele que aprendi amar livros assim! kkkk

    Adorei a resenha Nanie! E parabens pela 100º resenha!!! =D

    bjuss

    ResponderExcluir
  25. Beli, disse tudo! Bernard Cornwell é o cara! [2] Eu sou louca por ele também \o/ Só perde para o King, na minha opinião... mas só porque eu tenho um tombo maior por terror do que por históricos... ele é realmente excelente *-*

    ResponderExcluir
  26. Eu gosto muito de história, ainda mais quando um livro consegue abordar isso de uma forma que não fique enfadonha dentro de sua narrativa.
    Então acho que irei gostar muito desse livro!
    Confesso que se eu fosse escolher esse livro pela capa não compraria!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Gabby, esse livro é incrível! E de enfadonho não tem nada... Bernard Cornwell é o cara ^^ Como assim?! Eu adoro essa capa \o/

    ResponderExcluir
  28. Como vc disse, Bernard Cornwell é o cara, não precisa dizer mais nada. Sou fascinado pelas Cronicas Saxonicas.

    ResponderExcluir
  29. Fábio, eu nunca li Crônicas Saxônicas... mas tenho muita vontade :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥