quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Minha Beta Reader Preferida!


Esse post é o depoimento da queridíssima Vanessa Bosso, para quem tenho trabalho há mais de um mês como beta reader! Ela é uma graça, super fofa! Trabalhar com ela é uma delícia! E como se isso tudo já não fosse perfeito, ela fez um texto e me enviou (permitindo que ele fosse publicado aqui no blog). Eu fiquei super emocionada quando li o texto, chorei litros!
Vanessa, é uma satisfação enorme trabalhar com você. Já se tornou uma grande amiga!!!
Posto agora, na íntegra, o texto que ela me enviou.




Minha Beta Reader preferida!
Quando escrevo não posso me preocupar com certos detalhes. As ideias surgem de forma acelerada e os dedos não acompanham na mesma velocidade.

Quando faço a primeira revisão – como fui eu quem escreveu – muitos erros acabam passando batido. É tão comum quanto natural.

Neste momento, então, entra o trabalho do beta reader.

E trabalhar com a Nanie é fantástico. Seu parecer, ao final de cada capítulo, é de extrema importância. Como o próprio nome diz, Nanie é minha leitora beta, minha cobaia, por assim dizer.

Suas impressões e seus sentimentos com relação à história me preparam para o que virá dos meus leitores. Isso é de suma importância para o escritor.

Outra experiência incrível que vivemos juntas foi a de escrever Senhor do Amanhã e Nanie me acompanhar, desde a primeira página, no processo criativo. Senti-me extremamente segura do que estava fazendo. Ter um beta reader ao seu lado no momento da criação da obra é algo do qual não abro mão. A partir de agora, todo livro que eu iniciar será com a Nanie ao meu lado.

A correção gramatical é outro ponto a favor do beta reader. Ainda não conheço todas as regras da nova gramática e também peco em alguns "porques", "por ques", "por quês"… a crase eu odeio, com todas as minhas forças!

Mas o que realmente admiro na Nanie é seu comprometimento com a obra. Ela pesquisa sobre o assunto abordado, levanta dados históricos, analisa as datas, locais, fusos, linguagem… tudo o que é necessário para uma obra crível. Já me salvou de algumas gafes, inclusive!

Enfim, esse é o trabalho executado, com perfeição, por minha beta reader.

Nanie Dias, essa eu recomendo!

PS: se o texto acima está perfeito, garanto que Nanie o revisou antes de postar no blog!

Vanessa Bosso
Autora de 2012, O Elemental, Senhor do Amanhã, O Imortal.


É possível não ficar toda boba depois de um texto desses?! Muito obrigada por tudo, Vanessa!

9 comentários:

  1. Ai que lindo!
    Achei o texto muito fofo, me deu até inspiração para escrever.
    Parabéns Nanie, é ótimo quando os amigos reconhecem nosso valor de amigo!
    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo reconhecimento Nanie!
    Como leitora é muito bom saber que o autor tem um cuidado especial na redação da sua obra, isso é comprometimento.
    Bjkas!

    ResponderExcluir
  3. Tá com a bola toda hein Nanie! Parabéns querida, porque acredito que vc faz esse trabalho com todo o carinho, e por isso tá saindo tão perfeito. Espero que vc consiga cada vez mais sucesso.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo!! PArabens NAnie!!
    \o> Vou ler com mais afinco os livros da autora!! hahahha
    bj

    ResponderExcluir
  5. Que lindo isso Nanie!!
    Ser reconhecida, não tem preço, fico feliz em saber o quanto vc se esforça e dedica juntamente com a Vanessa, para que nós tenhamos a melhor leitura.
    beijoooos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  6. Que coisa mais linda Nanie (:
    Quando a gente é reconhecida pelo esforço de ter um blog e dar carinho a ele é a coisa mais gostosa do mundo.

    beijão flor <3

    ResponderExcluir
  7. Ai Nanie! Parabéns!!!
    Que sua "carreira" como beta reader seja um sucesso sempre.
    E cá entre nós, é muito bom ser reconhecido por algo que fazemos...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ah, gente, é realmente excelente sermos reconhecidos pelo nosso trabalho e pela nossa dedicação!
    Fiquei super feliz com o depoimento da Vanessa =)
    Ah... alguém fuçou recentemente na página de Beta Reader? Estou super FELIZ!

    ResponderExcluir
  9. Eu choraria litros se fosse comigo tbm *-*
    Parabéns pelo trabalho, ser reconhecida assim não é todo dia.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥