terça-feira, 2 de outubro de 2012

Em Chamas, de Suzanne Collins

Em Chamas, de Suzanne Collins
Rocco - 413 páginas
Um livro bem interessante, apesar de ser mais do mesmo.






Título: Em Chamas
Título Original: Catching Fire
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Alexandre D'Elia
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-7980-064-1
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 413
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Jogos Vorazes - Vol. 2
Outros Livros da Série:
     - Jogos Vorazes


ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.


Sinopse:
Pela primeira vez os Jogos Vorazes tiveram dois vencedores.
Mas a Capital não viu isso com bons olhos. Katniss provocou a ira dos governantes e agora terá que provar que o que fez foi por amor para evitar os levantes dos Distritos.

Será que ainda existe esperança para Panem ou a paz estará mesmo perdida?

Durante a Turnê da Vitória, enquanto Katniss e Peeta visitam os doze distritos e a Capital, ela terá que provar que o que sente por Peeta é real e não apenas uma encenação para ganhar os jogos.

Seria a primeira vez de Katniss como mentora em uma edição dos Jogos Vorazes. Esse ano acontece a 75ª edição, que é especial: o Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos e sempre tem alguma surpresa.

Dessa vez, um vencedor e uma vencedora, vivos, dos anos anteriores dos Jogos Vorazes terá que voltar à arena - a Capital quer mostrar que nem mesmo os mais fortes de cada distrito têm poder perante eles.
Katniss é a única vencedora ainda viva do seu distrito e isso significa que ela estará de volta à arena.


O que eu achei do livro:
Totalmente decepcionante.

Desculpem, fãs, mas foi mesmo. Minhas expectativas quanto a esse segundo livro estavam ainda mais altas do que quanto ao primeiro e, talvez, isso tenha ajudado (ou atrapalhado, dependendo do ponto de vista).
O caso é que a maioria das pessoas que veio conversar comigo sobre a série disse que esse livro era o melhor. Some a isso o fato de que eu gostei do primeiro, então já estava esperando uma continuação muito boa. E a pitada final de expectativa fica por conta de que eu estava achando que encontraria muito mais críticas sociais nesse segundo livro.
No final das contas, Em Chamas foi uma grande decepção para mim. Não que tenha sido ruim, o livro é bacana, mas é mais do mesmo, praticamente uma releitura do primeiro livro.

O início da história foi super promissor! Com a Turnê da Vitória, Katniss e Peeta começam a visitar os distritos. E na primeira visita acontece algo muito próximo daquilo que eu estava esperando.
A autora nos mostra como é o Distrito Onze, como eles eram tratados, entra um pouquinho na parte política e na revolta. Nesse momento da leitura, eu tinha certeza que o livro seria um arraso!
Aí as outras visitas são narradas de forma corrida - como se tivessem sido propositalmente cortadas do livro - e quase nada é mostrado.
Rapidamente o livro se encaminha para o Massacre Quaternário e tudo o que eu mais queria ler nesse livro fica um tanto quanto em segundo plano.

Não vou mentir, a parte da ação é tão boa quanto no primeiro livro - e com detalhes que as tornam ainda melhores! Todos são campeões e, portanto, Katniss sabe mais sobre eles.
A narrativa da autora é muito envolvente e os jogos são extremamente interessantes. É bacana ler e acompanhar essa parte do livro.
Só que, como eu apontei, é muito parecido com o que aconteceu no primeiro.
São 75 edições dos jogos, certo? Eu não quero ler detalhes das outras 73... e, por isso mesmo, ler a 75 acabou sendo um pouco sem graça.
Eu poderia ter gostado mesmo tendo essa narração, mas queria que a primeira parte - aquela pela qual eu esperei tão avidamente - fosse mais intensa, mais bem narrada e mais questionadora.

Não me entendam mal. Esse livro já trás muito mais discussão do que o anterior - que já não estava livre dela.
Nós vemos os distritos, principalmente o Onze, ficamos sabendo de algumas coisas de cada um deles e isso é super bacana.
Alguns outros detalhes (que eu não vou contar por aqui) também não passam despercebidos.
Ainda assim, entretanto, eu queria mais.

Katniss é uma protagonista que me intriga. Ao mesmo tempo que ela é uma arrogante, a menina consegue ter seu charme!
Não é o tipo de personagem que me fez sentir-me em sua pele (eu me senti muito mais como Peeta do que como ela, apesar de ser ela a narradora da história), mas ainda assim a menina é encantadora - à sua própria maneira.

Gale para mim é só a necessidade de colocar um Jacob (sim, isso é uma referência à Crepúsculo) em toda história. Eu não acho que o cara se encaixou bem nesse livro...
Como explicar exatamente o sentimento que ele me passa? Complicado. Acho que ele teria se encaixado perfeitamente como um grande amigo, mas como um provável romance da protagonista eu o acho fraco. Porque ela não me passa que gosta dele... Admito que não gosto de triângulos amorosos (eles me deixam, na maioria das vezes, morrendo de raiva), mas não acho que tenha sido somente esse o problema - Gale é fraco e, na minha opinião, não se encaixa bem como par romântico de Katniss.

Peeta é uma graça de personagem e pude me sentir na pele dele em diversos momentos.
Mas em outros ele é simplesmente a donzela indefesa (desculpa, Peeta, mas você é mesmo) que precisa ser salva pelo príncipe no cavalo branco (que nessa história é a Katniss). Então, mesmo que tenha gostado bastante do personagem, às vezes ficava cansada da forma como ele era retratado.

De maneira geral, Em Chamas não é ruim, mas tampouco me agradou tanto quanto eu queria.
Se espero que A Esperança seja melhor? Não sei, sinceramente. Só espero que não tenha mais uma edição dos Jogos - porque aí seria demais.
Mas como vi muita gente reclamando desse terceiro livro, de sua lentidão, entre outras coisas, acho que ele trará exatamente o que eu espero! E aqui já estou eu aumentando as minhas expectativas em relação a esse terceiro livro. Será que eu não aprendo? Acho que não... e espero que a autora consiga me surpreender e me conquistar como fez com o primeiro.


Nota: 


0 comentários:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥