sábado, 28 de julho de 2012

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos


Pense nos mais de quinhentos anos de história do nosso país e responda: para você, quem seria o maior brasileiro de todos os tempos?

De onde eu desencavei este assunto?
Eu assino vários canais do You Tube e quando recebo um email avisando de novos vídeos, eu vou lá conferir. Dessa vez eu recebi um email avisando de um novo vídeo do canal Não Faz Sentido, do Felipe Neto. E por mais que eu não concorde com ele em vários aspectos, dessa vez o cara tem muita razão.
Eu aconselho a assistir o vídeo, que ficou muito bacana, mas vou explicar o assunto por aqui também.
O SBT, que está completando 30 anos de existência, montou um concurso para definir "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos". A escolha seria feita com a participação popular, que votaria em quem considerasse mais indicado para o título. Não parece uma boa ideia, não é mesmo?! Pois não foi.
O concurso serviu para provar o quanto a educação brasileira deixa a desejar.
Não sei quando a lista dos 100 maiores nomes foi divulgada, mas você pode acessá-la clicando aqui. As posições 1-12 ainda estão em aberto, contando com a votação popular para defini-las. Mas as posições 13-100 já estão acertadas e é decepcionante ver quais foram os brasileiros considerados os maiores de todos os tempos.
Por que a decepção?! Porque na lista, que deveria englobar as personalidades que foram mais importantes para o nosso país (e para o mundo) durante toda a sua história - de mais de quinhentos anos -, praticamente encontramos apenas nomes recentes. Você verá, por exemplo, Joelma, Luan Santana, Michel Teló, Lua Blanco (não sabe quem é?! Pois é... eu também não sabia. Mas segundo o Felipe Neto é uma atriz de novela), Tiririca (sério, Brasil?!), Rogério Ceni, Gugu Liberato, Fernando Collor e até mesmo Edir Macedo. Você acha que irá encontrar José de Alencar (o escritor, não o ex-vice-presidente - existe esse termo? - que sofreu de câncer durante muitos anos... até porque o ex-vice-presidente está na lista!), Manuel Bandeira, Tarsila do Amaral, Chiquinha Gonzaga, Carmem Miranda, Caetano Veloso, Adolfo Lutz, Sérgio Buarque de Hollanda, Nise Silveira ou Cesar Lattes?! Não, certamente esses não são nomes de brasileiros importantes... afinal de contas só foram grandes escritores, médicos, historiadores, compositores, pintores... Vai falar que algum deles, por acaso, ganhou 3 milhões de reais por mês?! O ilustre personagem que ocupa a vigésima posição da lista ganha. Então deve mesmo ser uma posição merecida, né?!
Realmente Michel Teló, que ocupa a 72ª posição na lista, merece mais destaque do que Tom Jobim, já que suas músicas tocaram incansavelmente por tudo quanto é lugar, até mesmo fora do Brasil. E suas letras profundas "ai se eu te pego, ai, ai, se eu te pego" ou aquela outra "vou te levar na minha humilde residência, pra gente fazer amor. Mas eu te peço só um pouquinho de paciência, a cama tá quebrada e não tem cobertor" fazem com que ele mereça estar na lista muito mais do que Chiquinha Gonzaga. Mas, espera aí, suas letras?! Michel Teló nem ao menos foi o compositor dessas músicas - ele só canta (se é que você considera isso cantar). Pelo menos Luan Santana, que ocupa a 42ª posição sabe compor (embora não saiba cantar) - por isso, claro, ele ficou muito na frente de Chico Buarque, que acabou na 84º posição.
Talvez eu esteja sendo muito radical, né?
Só que não.
Tiririca, aquele famoso pela música "Florentina, Florentina, Florentina de Jesus, não sei se tu me amas, por que tu me seduz?" e pelo bordão "você sabe o que um deputado federal faz? Nem eu. Mas vote em mim que eu te conto", ocupa a 48ª posição na lista. Vale lembrar que ele foi o deputado federal mais votado em São Paulo. O cantor, humorista e deputado federal ficou na frente de nomes como Maria da Penha, Vital Brazil, Jorge Amado, Chico Buarque, Carlos Chagas, Paulo Freire e Carlos Drummond de Andrade.

Claro que não acho que só porque gosto de Raul Seixas e Renato Russo eles mereçam estar na lista. Os dois foram bom cantores, mas, honestamente, não merecem estar entre os 100 maiores brasileiros de todos os tempos.

Sei que esse texto saiu um tanto raivoso e ácido, mas vocês nem imaginam o quanto eu fiquei decepcionada ao ver essa lista. É triste saber que a educação brasileira é fraca ao ponto de tornar Reinaldo Gianecchini um dos maiores brasileiros de todos os tempos. O ator é simpático, é bonito, mas para por aí. E na cola dele seguem vários outros citados nessa lista. E outras pessoas, não tão populares, mas que contribuíram muito mais para o país, principalmente artistas e cientistas, simplesmente não apareceram na lista.
Por favor, não digam que concordam com a indicação dessas pessoas. Ao menos, não antes de pensar e refletir muito.
Por fim, acho absurdo que Tiradentes esteja entre os 12 brasileiros mais importantes de todos os tempos. Se ele fosse o único, eu até relevaria, já que se tornou um símbolo. Mas ele, enquanto pessoa, não teve toda essa importância que a ele é imputada.

Eu nunca senti vergonha de ser brasileira. Tenho orgulho do meu país, do povo sofrido que segue em frente e encara as dificuldades. Mas esse concurso me deixou com vergonha. MUITA VERGONHA.

E lá está Gonçalves Dias, no além-vida, se arrependendo de não ter virado jogador de futebol. Ser poeta, jornalista, etnógrafo, teatrólogo e advogado não é nada comparado a ser um jogador de futebol do Santos.

Minha terra tem palmeiras,
onde canta o sabiá
e o Michel Teló.
Mas o que vale mesmo
é ser o Neymar.
 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥