
Título: A Garota que Perseguiu a Lua
Título Original: The Girl Who Chased The Moon
Autor: Sarah Addison Allen
Tradutor: Alice Klesck
Editora: Planeta
ISBN: 978-85-76-65788-9
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 238
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sinopse:
Emily perdeu a mãe muito recentemente e ainda está aprendendo a viver em um mundo sem ela.
Enquanto ainda tenta lidar com essa nova realidade, ela vai morar em Mullaby - cidade onde a mãe cresceu. Ela nunca havia visitado a cidade, nem sabia que seu avô ainda era vivo. Não conhece nada do passado de sua mãe e muitos segredos precisarão ser desvendados. Talvez a vizinha simpática, Júlia, possa ajudá-la.
Mas Júlia também enfrenta o seu próprio passado em Mullaby. Ela volta para a cidade para salvar os negócios do pai que faleceu. Ela precisa pagar a hipoteca do restaurante para que possa salvá-lo, vendê-lo e ver-se livre dessa cidade para sempre. Afinal de contas, ela tem certeza que não há nada em Mullaby para ela.
O que eu achei do livro:
Encantador!
Sarah Addison Allen faz magia com as palavras. Quando eu li Encantos do Jardim (clique aqui para ler a minha resenha do livro) eu me encantei com a escrita dessa autora e estava ansiosa por ler mais livros dela. Ainda espero que as outras duas histórias sejam trazidas ao Brasil.
Ler Sarah Addison Allen é se deliciar com um mundo encantado, onde tudo é possível! Mas não com um mundo fantástico, no sentido restrito que essa palavra possui na literatura. Sarah Addison não fala de fadas, gnomos, vampiros ou qualquer ser sobrenatural em seus livros. É como se a magia à qual ela se refere seja simplesmente aquela magia do mundo real, que está à nossa volta sem que percebamos - e é uma delícia ler isso e depois ficar tentando enxergar o nosso mundo da maneira como a autora o enxerga.
Os personagens de A Garota que Perseguiu a Lua são deslumbrantes. Acho que o que mais me impressionou e agradou nesses personagens foi o quanto eles eram humanos, como tinham problemas (e dificuldades para lidar com seus problemas) e, acima de tudo, todos eles tinham um passado, um passado que deixou marcas. Mesmo os personagens secundários não tinha aquela aura de perfeição ou indefinição - eles são vívidos, têm problemas, mesmo que eles mesmos não os percebam. Desde Vance, o avô de Emily, que tem grandes dificuldades para lidar com as outras pessoas porque não consegue se aceitar bem até a vizinha Stella, que já foi rica no passado, mas perdeu todo o seu dinheiro e grande parte de seu glamour, sem entretanto ter perdido o bom humor que sempre a acompanha.
A finalização do livro também é incrível, embora eu confesse que gostaria de ter lido aqueles três capítulos que a autora deixou em aberto para que eu sonhasse e completasse a história à minha própria maneira. Seria bacana ter mais um livro contando essa história que ficou em aberto no final - tem muita coisa para ser explorada e eu não iria achar ruim estar novamente em Mullaby.
A história é focada nos dramas familiares e no peso que problemas do passado têm na vida presente dos personagens do livro. O romance não é protagonista nessa história, embora não deixe de dar o ar de sua graça, o que certamente irá agradar muita gente.
A edição da Planeta ficou muito bacana. Alguns poucos deslizes na revisão não foram capazes de estragar a história, mas poderiam ter sido cuidados com mais carinho. A capa, fiel à edição americana, ficou maravilhosa - com toque metalizado no título e no nome da autora. A parte de dentro do livro também ficou muito linda - as aberturas dos capítulos são ilustradas e trazem o texto de uma forma bastante diferente, dando a ideia de que as palavras estão caindo - achei isso incrível.
Sarah Addison Allen pode não ser uma fada, ou uma bruxa, talvez ela nem mesmo seja humana, mas escreve muito bem, consegue tocar o coração de seus leitores e plantar a magia lá dentro. Quero todos os livros da autora na minha estante e na minha vida.
A Garota que Perseguiu a Lua é uma história linda, charmosa e super indicada para todos os gostos e todas as idades.
Nota:
Dificuldade de Leitura: