Conselhos Amorosos de Emily Brontë, de Anne DonovanEssência - 351 páginasUma tragédia abala a vida de Fiona. E ela terá que aprender a lidar com todas as consequências.

Título: Conselhos Amorosos de Emily Brontë
Título Original: Being Emily
Autor: Anne Donovan
Tradutor: Caroline Chang
Editora: Essência
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2008
Nº de Páginas: 351
Comprar Online: Saraiva
Sinopse:
Fiona é simplesmente a filha do meio. Com um irmão mais velho que parece ter alguma coisa diferente e duas irmãs, gêmeas, pouco mais novas, sua vida em família é sempre turbulenta. Mas ela não sabia o quanto sentiria falta até perder sua mãe. Aí sim as coisas ficariam complicadas.
Com o irmão trabalhando em Londres e o pai entregue às bebidas, ela terá que arcar com várias responsabilidades em casa. E ainda tem a faculdade - ela fica entre Letras, o que sempre sonhou, e artes, algo que cada vez mais mexe com ela - e o namorado.
Sempre pensando em sua escritora favorita - Emily Brontë - ela terá que lidar com as reviravoltas da vida.
O que eu achei do livro:
Cuidado! Esse título é completamente enganoso! Se você está pensando em ler esse livro porque acha que irá encontrar conselhos maravilhosos para se dar bem na sua vida amorosa: você está pensando no livro errado. Por outro lado, se você não quer ler esse livro porque acha que ele será algo como um livro de auto-ajuda, então, você também está errado.
Eu ganhei esse livro (na verdade eu li a prova, o livro só será enviado depois) em um concurso cultural do blog Essência. Quando vi falando sobre o livro, achei que encontraria realmente conselhos amorosos (a frase que usei na promoção falava disso) e até fiquei pensando como poderiam vir de Emily Brontë - já que Cathy e Heathcliff, seus famosos protagonistas, têm um dos amores mais complicados que já li. Mas eu me enganhei, se tem uma coisa que não encontrei no livro foi justamente isso. Aliás, o melhor conselho é não fazer algumas das coisas que Fiona fez.
Conselhos Amorosos de Emily Brontë é um delicioso romance, que nos leva a conhecer Fiona e acompanhar um momento difícil na vida dessa adolescente, que de repente se vê tendo que tomar várias decisões importantes.
O título em inglês - Being Emily (algo como Sendo Emily, em tradução livre) - é melhor do que o título nacional, mas também não achei que ele combinasse muito com a história. O leitor não tem ideia do que encontrará na leitura desse livro.
Com uma escrita simples, Anne Donovan cativa o leitor pela enxurrada de sentimentos que transborda das páginas de seu livro. Como não odiar Fiona? É, isso mesmo, odiar. A menina faz tudo errado - dá vontade de entrar na história e dar um puxão de orelhas nela. Em alguns momentos ela me lembrou a protagonista de O Céu Está em Todo Lugar: Fiona também perdeu alguém importante em sua vida - e esse foi o estopim para que ela se perdesse e começasse a fazer algumas coisas de maneira completamente errada. Mas apesar disso, do ódio, não tem como não se apaixonar por Fiona. Contraditório? Talvez, mas assim são os sentimentos verdadeiros. E assim se tornou a minha relação com Fiona.
Também adorei a forma como a autora cria os persoangens secundários. Em vários momentos eu quis ter um pouquinho mais deles em cena, de tão bem construídos. Jas é um personagem muito interessante, que gostei muito de acompanhar durante a leitura desse livro.
A autora conseguiu passar uma verdade na história que conta, que é quase como se pudéssemos acreditar que o que Fiona narra fosse baseado em fatos reais. Como se a própria Fiona existisse e eu pudesse chamá-la para tomar um café da tarde aqui em casa amanhã.
Conselhos Amorosos de Emily Brontë é um romance delicioso, recheado de sentimentos, indicado para todas as românticas de plantão.
Nota:
Dificuldade de Leitura: