segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

A Visita Cruel do Tempo, de Jennifer Egan


A Visita Cruel do Tempo, de Jennifer Egan
Intrínseca - 333 páginas
Quando um livro ganha um prêmio, ele chama a atenção do público. Quando ele ganha vários, entre eles o Pulitzer de Ficção, o National Book Critics Circle Awards, o Los Angeles Times Book Prize e o Tournament of Books, lê-lo é quase uma necessidade.


Título: A Visita Cruel do Tempo
Título Original: A Visit From The Goon Squad
Autor: Jennifer Egan
Tradutor: Fernanda Abreu
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 333
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Nesse livro você irá conhecer Sasha. E Bennie. E Lulu. E Dolly, Jules, Lou, Scotty, Rhea, Alice, Jocelyn, Stephanie, Kitty, Alex, Drew, Alison.
Personagens cujas vidas se entrelaçam de forma intrigante e cujas lembranças são contadas.

O que eu achei do livro:
O livro é incrível!
Quase não é possível dizer nada sobre a narrativa de Jennifer Egan... isso porque é quase impossível acreditar que foi uma mesma pessoa que escreveu todos os capítulos do livro. A cada um a narrativa é diferente, completamente diferente! A mutação de estilo narrativo entre os capítulos é inebriante e maravilhosa!
Cada capítulo fala de um momento diferente na vida de um personagem. E os personagens dos diversos capítulos têm suas vidas entrelaçadas de alguma forma.
A narrativa não é linear, portanto, em muitos momentos a leitura se torna difícil. É um livro para ler com calma e muita atenção - não há ordem cronológica no decorrer da história - o leitor tem que se situar a cada parágrafo. Isso torna a leitura um pouco mais lenta, mas também torna a experiência de ler esse livro algo único.
Os personagens são mais do que realistas, são chocantes e envolventes. Eu me senti vestindo a vida de cada um deles enquanto lia a história. Todas recheadas de um sofrimento pungente e real - vitórias e derrotas quase na mesma medida. Jennifer Egan criou histórias que poderiam ser a nossa e que por isso conseguem mexer com nossos sentimentos.
As histórias contadas variam da década de 70 a alguns anos no futuro - quando a autora retrata uma realidade assustadora, principalmente pela possibilidade de se tornar real.
Entretanto, devo dizer que a frase "O melhor livro que você terá nas mãos." que estampa a versão nacional do livro jogou minhas expectativas bem lá no alto e me impedem de dar a nota máxima para ele. É uma história incrível sim, mas não é o melhor livro que eu já tive em mãos.
A Visita Cruel do Tempo é um retrato de vidas entrelaçadas - de sucessos e fracassos, de pessoas, da vida.

PS: Um dos capítulos, o 12, é contado em formato de slides - é incrível! Eu nunca havia visto isso em um livro e adorei.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥