Título: A Elite
Título Original: The Elite
Autora: Kiera Cass
Tradutor: Cristian Clemente
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-12-1
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 351
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Cultura / Submarino
Série: Trilogia A Seleção - Vol. 2
Outros livros da série:
- A Seleção
- O Príncipe
Título Original: The Elite
Autora: Kiera Cass
Tradutor: Cristian Clemente
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-65765-12-1
Ano da Edição: 2013
Nº de Páginas: 351
Comprar Online:
Inglês: Amazon / Book Depository
Português: Cultura / Submarino
Série: Trilogia A Seleção - Vol. 2
Outros livros da série:
- A Seleção
- O Príncipe
ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.
Sinopse:
A Seleção continua - agora são apenas seis garotas disputando o príncipe e a coroa de Illéa. Dentre elas, America Singer.
Agora a garota está super confusa - com Aspen no palácio servindo de guarda e os avanços do príncipe Maxon - ela não sabe a quem pertence o seu coração e, mesmo que soubesse, estaria ela preparada para ser uma princesa?
America terá que resolver o que quer para saber se deseja mesmo continuar no páreo pelo coração do monarca ou deixar que ela escolha outra das meninas.
O que eu achei do livro:
Bom.
Fui uma das sortudas que receberam a prova de leitura desse livro. Desde que li A Seleção estava bastante ansiosa para conferir o segundo volume dessa história que tanto me encantou.
Primeiro pela capa. O livro já me ganhou só de bater os olhos.
No primeiro volume, a capa é com um lindo vestido azul (que combina ainda mais com a narradora-protagonista) e nesse segundo volume o padrão é mantido, só que com um vestido avermelhado. Adoro quando as séries seguem uma mesma ideia em suas capas - pois cria uma identidade visual.
Mas assim que comecei a leitura do primeiro livro eu me descobri adorando a história! Distópicos juvenis muitas vezes deixam a parte distópica (que é justamente aquela pela qual mais me interesso) um tanto de fora, por se focar demais nos dramas adolescentes. Não foi o caso de A Seleção (a autora fala sim dos dramas adolescentes, abusa dos clichês, mas ainda assim dá um enfoque especial à parte distópica). Nesse segundo livro não foi diferente!
Vou falar da parte distópica, que foi o que realmente me agradou nessa história e me faz ansiar pelo terceiro volume da série.
A autora revela alguns detalhes da criação de Illéa - o que foram a Terceira e Quarta Guerra Mundiais, como foi fundada uma monarquia, por que o país se viu envolto em uma sociedade dividida em castas - e isso é muito bacana! Através de artifícios que achei super inteligentes (mas não vou revelar quais foram, porque é bem mais legal descobrir durante a leitura), Kiera Cass imerge o leitor na História por trás da história. Espero que o próximo livro traga ainda mais disso.
E ainda tem toda a parte dos rebeldes - que não ficou de lado. Dessa vez, a autora dá um toque a mais nas investidas da oposição, sem, contudo, revelar todo o mistério. Afinal de contas, estamos lendo o ponto de vista de America, que não conhece a História de seu país a fundo e não entende muito de política. Mas é muito bacana como a escritora tenta dar pistas aos leitores dos mistérios que serão todos revelados no último volume.
Normalmente eu não curto muito quando o autor deixa tudo para ser revelado apenas no final, mas dessa vez eu gostei da estratégia utilizada. Porque Kiera Cass nos coloca exatamente no lugar de America - o que nos permite adentrar ainda mais a trama e nos sentir mesmo na pele da protagonista - e, como ela, vamos descobrindo pistas do todo! Chega até mesmo a dar um pequeno toque de "policial" ao enredo, porque temos que juntar as pontas e criar teorias. Isso me agradou muito e mal posso esperar pelo próximo livro para descobrir se eu estava certa sobre algumas coisa.
Se gostei tanto por que o livro ganhou apenas sete? Justamente por causa do triângulo amoroso, do qual eu já havia reclamado na resenha do primeiro livro.
Apesar deles serem tão comuns na literatura, sempre me dão nos nervos - eu realmente não gosto desse tipo de coisa. E não foi diferente com A Elite. Nesse segundo livro, esse é o principal ponto da trama. Foi um verdadeiro saco acompanhar as dúvidas de America quanto a quem ela realmente gostava.
A escrita de Kiera Cass é deliciosa, o enredo bastante envolvente e os personagens extremamente carismáticos e bem construídos - além de ter uma parte distópica que me encanta absolutamente. Se não fosse isso, eu teria jogado esse livro na parede, porque a America em dúvida entre Maxon e Aspen realmente me deu nos nervos. A minha esperança é que o terceiro livro se foque mais na parte distópica e deixe essa dúvida só nas entrelinhas, já que ela terá que ser resolvida no final.
A Elite é a tão esperada continuação de A Seleção. Uma trama maravilhosa que acompanha a escolha de um príncipe pela futura rainha de uma nação que precisa se firmar frente aos rebeldes.
Vale a pena ler e se encantar com essa história deliciosa.
P.S.: Como já mencionado, eu li uma prova antecipada para divulgação, pois o livro ainda não foi lançado! Nos links acima você encontra a história disponível em pré-venda. O lançamento está previsto para o dia 23 de Abril - simultâneo aos Estados Unidos (acho simplesmente o máximo quando um livro é lançado no Brasil ao mesmo tempo que no exterior).
Nota: