Um Certo Verão, de David BaldacciArqueiro - 271 páginasPerder uma pessoa querida não é fácil - reconstruir sua vida após a perda é um grande desafio.

Título: Um Certo Verão
Título Original: One Summer
Autor: David Baldacci
Tradutora: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-125-6
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 271
Comprar Online: Saraiva
Título Original: One Summer
Autor: David Baldacci
Tradutora: Fernanda Abreu
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-8041-125-6
Ano da Edição: 2013
Ano Original de Lançamento: 2011
Nº de Páginas: 271
Comprar Online: Saraiva
Sinopse:
Jack Armstrong já sobreviveu a guerras enquanto esteve no exército. Passou por dificuldades que nunca poderia imaginar que aguentaria, mas agora ele está sendo vencido.
Uma doença terminal o aflige e ele já foi desenganado pelos médicos - tem apenas poucos dias sobrando de vida.
Mas está determinado a sobreviver ao Natal - que pretende passar com Lizzie, o grande amor de sua vida, e seus três filhos.
Certamente aquele verão, após a perda de um ente tão querido, não seria fácil para a família Armstrong.
O que eu achei do livro:
Muito bom!
Primeira e mais importante coisa que vou dizer nessa resenha: NÃO LEIA A SINOPSE OFICIAL DESSE LIVRO!
Não é novidade nos livros da Arqueiro e eu já aprendi minha lição: só leio a sinopse depois que passo da metade (e, acreditem, já li spoiler mesmo assim!). Não sei o que quem escreve essas sinopses para essa editora (por falar nisso, quem será o responsável? Agora fiquei bastante curiosa...) pensa enquanto faz o texto, mas certamente sente prazer em sempre contar alguma coisa muito importante.
De maneira geral, eu não recomendo que vocês leiam as sinopses da editora, mas no caso desse livro vai definitivamente estragar bastante.
Ok, aviso super mega importante dado.
Vamos começar pela primeira impressão (que vou reforçar: no caso da Arqueiro NUNCA deve ser a sinopse se você não quer pegar spoilers graves sobre o livro): a capa!
Que capa é essa?! Simplesmente maravilhosa. Antes mesmo de saber do que se tratava o livro, a capa chama atenção bela simplicidade e beleza e já havia me ganhado.
Devo dizer que ela encaixa perfeitamente bem no livro, embora possa dar algumas ideias erradas (você acha mesmo que eu vou dizer qual ideia errada?! Ei, não eu sou quem faz as sinopses da Arqueiro!).
Nunca havia lido nada de David Baldacci, então não sabia muito bem o que esperar... Ok, era um drama, mas será que o autor conseguiria atender às expectativas?
Sim, ele conseguiu e muito bem.
A escrita de David Baldacci é uma delícia. Simples, fluidia, encantadora!
Não cheguei a chorar com a história, mas me emocionei muito em várias passagens.
A trama é muito bem escrita e prende do início ao fim. Baldacci insere os leitores em um drama familiar bastante verossímil e envolvente. Fiquei torcendo muito para que a família Armstrong conseguisse se reestruturar e seguir em frente.
E de bônus, o autor ainda consegue surpreender o leitor (mas não se ele ler a sinopse da Arqueiro).
Os personagens são um show à parte. Bastante contundentes, complexos e muito bem construídos. Os filhos agem de maneira contundente com atitudes esperadas dos jovens e os adultos também têm os seus problemas, seus medos e receios.
Acho que o que mais me encantou foi não ter encontrado um "super herói" (sem gêneros, por favor) - todos têm falhas e tentam amenizá-las da melhor maneira possível.
Essa é a história tocante e envolvente de Um Certo Verão que mudou para sempre a vida da família Armstrong, cuja leitura irá, certamente, encantar todos aqueles que se aventurarem a abrir a primeira página do livro.
Nota: