quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A Aprendiz, de Trudi Canavan

A Aprendiz, de Trudi Canavan
Novo Conceito - 534 páginas
E a aventura no Clã dos Magos continua no segundo livro da série A Trilogia do Mago Negro.





Título: A Aprendiz
Título Original: The Novice
Autora: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-025-0
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2002
Nº de Páginas: 534
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: A Trilogia do Mago Negro - Vol. 2
Outros livros da série:
     - O Clã dos Magos


ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.


Sinopse:
Sonea, enfim, teve que se juntar ao clã - não havia outras formas de conter o seu poder. Mas ela teve a sorte de ver que nem todos os magos são ruins e seu guardião em seu primeiro ano na Universidade será Rothen - um mago alquimista que só quer o bem da garota.
Entretanto, ela também se dá conta de que existem magos que podem ser muito piores do que ela poderia sequer imaginar. A prática de magia negra parece certa por aquele que deveria ser o mais importante mago do clã.

Lorlen descobriu o que Sonea viu sobre o seu amigo, o Lorde Supremo, e agora não sabe o que fazer.
Primeiramente, ele decide enviar Dannyl como Embaixador a Elyne e, por carta, pede para que o mago - que desconhece os motivos do Administrador - refaça as pesquisas de Akkarin antes deste se tornar Lorde Supremo.

Será um ano muito difícil para Sonea - que irá enfrentar muitos preconceitos por ser uma favelada -, mas também muito produtivo, porque há muita coisa a aprender.
E também não será nada fácil para Dannyl refazer os passos de tão poderoso mago sem levantar muitas suspeitas sobre suas atividades.


O que eu achei do livro:
Esse livro conseguiu ser ainda mais gostoso do que o primeiro!

Lembra (ou não) que eu mencionei na resenha do primeiro livro que a escrita da autora era muito gostosa mas um tanto lenta? Esqueça isso!
No segundo volume, a narrativa de Trudi Canavan continua simples e gostosa de ler, mas é bem mais dinâmica do que no primeiro. São muitos acontecimentos e é impossível parar com a leitura - eu praticamente devorei o segundo livro d'A Trilogia do Mago Negro.

Os personagens continuam tão cativantes quanto antes! Adorei reencontrar Dannyl, Rothen, Sonea, Lorlen e até mesmo Akkarin.
Além dos personagens do primeiro livro ainda há a inserção de novos: o detestável Regin, o amável Tayend e o apaixonante Dorrien, entre outros.
Mas o mais legal não é apenas a inserção de novos personagens, mas a maneira como a autora trabalha com eles.

O livro é narrado em terceira pessoa - como no primeiro volume -, porém dessa vez é basicamente dividido em duas histórias, que estão interligadas: o primeiro ano de Sonea como aprendiz e de Dannyl como embaixador. A cada capítulo o leitor vislumbra um pedaço de cada uma dessas tramas.
A autora poderia ter contado apenas uma história, mas ela foi muito além, explorando temas como bullying e orientação sexual - sem que isso parecesse forçado ou sem que em momento algum pareça que ela está dando alguma lição de moral ou tratando de um assunto polêmico.
Achei o máximo a forma como ela conseguiu fazer isso.

Além do já citado, o que mais me impressionou foi a maneira com que Trudi Canavan mexeu com meus pensamentos. Será que conclusões podem ser tiradas antes que todos os fatos sejam conhecidos? Essa não parece ser uma boa ideia, não é mesmo? Mas todos fazemos exatamente isso.
Acho que o terceiro volume da série vai mostrar que conclusões precipitadas podem levar a atitudes erradas.

Eu amei o segundo livro da trilogia - foi uma delícia de ler, a história é encantadora, os personagens muito bem definidos.
Estou ultra ansiosa para o último livro - que foi lançado em Janeiro desse ano - e mal posso esperar para lê-lo logo e descobrir como terminam as aventuras de todos esses personagens que agora são por mim muito queridos.


Nota: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥