quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks

Um Porto Seguro, de Nicholas Sparks
Novo Conceito - 414 páginas
Recomeçar pode parecer difícil, mas é possível.




Título: Um Porto Seguro
Título Original: Safe Haven
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-004-5
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 414
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sinopse:
Katie chegou a Southport sem muitas esperanças e com muito medo. Ela não fala do seu passado com ninguém, quer apenas continuar com seu trabalho no Ivan's - o restaurante local onde trabalha de garçonete - e cuidar da cabana que alugou.

Sua vizinha - a única pessoa por perto, já que elas moram em um local afastado -, Jo, vira sua única amiga. E é conversando com ela que percebe que Alex, o viúvo dono da mercearia onde faz suas compras, está interessado nela e que ela corresponde o interesse. Seria esse um reinício para Katie?!


O que eu achei do livro:
Nicholas Sparks realmente sabe como emocionar o leitor e contar lindas histórias de amor. 

Em Um Porto Seguro, o autor não conta os detalhes do passado de seus personagens logo no início do livro, mas vai revelando-os aos pouquinhos. Por isso, eu quis deixar uma sinopse bem curtinha e que falasse pouco sobre a trama - é bastante interessante ir descobrindo conforme avançamos na leitura as minúcias sobre a vida pregressa dos protagonistas.

A escrita de Nicholas Sparks, como sempre, é muito leve, simples e gostosa de ler - tornando a leitura agradável e rápida, o leitor mal nota que o livro tem mais de quatrocentas páginas.

Os protagonistas são bem caracterizados (embora eu ache que o autor pecou um pouco com Alex, explico-me daqui a pouco). Essa história quase não tem personagens secundários - é bem focada nos personagens principais.

Katie é uma personagem maravilhosa! Embora frágil, porque carrega um enorme peso nas costas, ela consegue ser muito forte. Eu adorei essa mulher - acompanhar suas dúvidas e angústias foi realmente gratificante. Ela ser deslumbrantemente linda e não se dar conta disso me incomodou um pouco, mas a personalidade dela é tão cativante, que esse pormenor não interferiu muito na minha identificação com a personagem.

Alex, por outro lado, é para mim o ponto mais negativo do livro.
Ele é simplesmente perfeito demais. É trabalhador, excelente pai, cidadão modelo, amigo de todos e um cara mais do que super compreensivo. Ele é bonito, charmoso, bem humorado, paciente.
Honestamente não consigo citar um único defeito dele.
Então, por que ele é o meu ponto negativo?! Justamente porque é perfeito demais - em momento algum ele parece um cara real. Eu gosto mais de personagens que conseguem me tocar com sua humanidade. Às vezes um defeito, por mais odioso que ele seja, é justamente o que torna alguém maravilhoso.
Por um lado, é bacana sonhar que alguém possa ser tão maravilhoso assim, mas por outro é prejudicial também - porque ninguém consegue atingir tal patamar. Todos nós temos defeitos, por mais que façamos de tudo para sermos o melhor de nós mesmos. E me deparar com um personagem tão bonzinho, tão perfeito quanto Alex me irritou.

Kevin é um cara cheio de defeitos (quem é Kevin?! É um personagem que aparece na metade do livro e sobre quem eu não irei entrar em detalhes, mas preciso falar algo sobre ele), mas é humano. Não, eu não caí de amores por ele - eu detestei o Kevin! Mas ele é um personagem que, no meu ponto de vista, foi melhor caracterizado do que Alex.
Achei muito bacana entrar nos pensamentos dele e ver por que, afinal de contas, ele tomava aquelas atitudes. Foi muito interessante acompanhar a linha de pensamento de Kevin - mesmo que eu não concorde com a lógica (ou melhor, a falta de lógica) dele.

O romance no livro é uma delícia de acompanhar - vai se desenvolvendo aos pouquinhos, envolvendo o leitor. Quando comecei a leitura e me deparei com uma Katie de 27 anos, sem muitas perspectivas de vida, confesso que comecei a me ver na personagem (mas depois ela é descrita como estonteantemente linda e daí eu caí na real) e é sempre uma delícia quando me vejo tão envolvida no livro que consigo vivenciá-lo, como se eu estivesse no meio da história.

Um Porto Seguro é uma história linda e emocionante - que irá encantar as leitoras fãs de Nicholas Sparks (e os leitores também).
Se você ainda não leu nenhum livro do autor, Um Porto Seguro também é uma ótima história para começar a conhecer esse renomado autor - que já encantou milhares de pessoas no mundo inteiro com suas histórias.


Nota: 

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥