
Esposa 22, de Melanie GideonIntrínseca - 385 páginasUma deliciosa história sobre o casamento, família e a vida depois dos quarenta.

Título: Esposa 22
Título Original: Wife 22
Autora: Melanie Gideon
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-241-4
Ano da Edição: 2012
Nº de Páginas: 385
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sinopse:
Alice está casada há muito tempo e é feliz com o seu marido - ou ao menos pensa que é.
Quando ela encontra um convite para participar de uma pesquisa sobre o casamento, ela começa a repensar sua vida de casada.
E não é apenas isso que a incomoda... ela está prestes a ultrapassar a idade em que sua mãe morreu - para ela um grande e perturbador acontecimento -, sua filha mais velha parece sofrer com um transtorno alimentar e seu filho provavelmente é gay.
O que eu achei do livro:
Melanie Gideon conseguiu acertar muito em Esposa 22.
Um livro leve, descontraído e super divertido!
O livro realmente tem várias partes focadas na internet - como troca de emails e mensagens no Facebook -, mas ele vai além disso - muito além.
A autora utiliza a narrativa normal, em primeira pessoa, para contar a vida de seus personagens.
A trama gira em torno de Alice, a protagonista narradora - que é uma mulher bastante interessante e muito divertida. A escrita é simples, porém envolvente.
Eu senti como se a Alice estivesse mesmo me contando sua vida e me vi completamente mexida pela vida dela - aliás, eu me senti como se estivesse vivenciando tudo aquilo. Adoro quando as histórias conseguem me transportar para dentro das páginas do livro, como se aquilo ali fizesse parte da minha vida.
Um toque de humor - leve, porém sagaz - permeia todo o livro, deixando algumas situações bem engraçadas e outras muito divertidas - a leitura é uma delícia!
O ritmo também é bastante acelerado, apesar de todas as incertezas de Alice. Nos deparamos com todas as dúvidas da protagonista, mas nem por isso ela fica divagando indefinidamente.
Não olhe o final - de verdade!
Eu desconfiava, embora somente a partir do ponto certo (tenho certeza que era exatamente isso que a autora pretendia - que o leitor soubesse o que esperar do final no momento em que ela dá algumas dicas certeiras), mas ainda assim adorei.
E não digo para não olhar apenas para não estragar a surpresa - existe uma lista super bacana depois que a história termina, mas honestamente acho que ela não deve ser lida antes que o leitor termine a história.
Vá por mim e segura a sua curiosidade!
O livro não é perfeito - há um ponto que me incomodou bastante durante a leitura... melhorou no final, mas ainda assim não foi apagado.
Alice está infeliz com o seu casamento e começa a flertar com o Pesquisador 101 - o responsável por intermediar a pesquisa com ela, que recebe o codinome Esposa 22 (daí o título do livro - achei o máximo!).
Eu não me dou bem com traição, mesmo nos livros... ainda que eles nunca tenham feito nada além de um leve flerte, isso acabou me incomodando um pouco. Não que tenha tirado completamente o brilho da história, mas ofuscou um pouquinho sim.
Esposa 22 é uma leitura contemporânea, leve e bastante divertida que irá encantar não apenas as leitoras de qualquer idade, mas também os leitores.
Nota: