quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Maçãs Envenenadas, de Lily Archer

Maçãs Envenenadas, de Lily Archer
Galera Record - 317 páginas
Três casamentos que terminam de maneiras diferentes. Três meninas que descobrem que seus pais agora têm novas esposas. E todas são madrastas malvadas.




Título: Maçãs Envenenadas
Título Original: The Poison Apples
Autor: Lily Archer
Tradutor: Paula Moreira
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-09386-8
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 317
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Alice é filha de renomados escritores. Perdeu a mãe há dois anos e quando o pai começou a sair com uma famosa atriz, ela achou que seria bacana - afinal de contas, ele precisava ser feliz novamente. Mas quando os dois se casaram, Alice descobriu que aquela mulher era uma madrasta má. E a menina foi mandada para um colégio interno - o Putnam Mount McKinsey.
Reena e seu irmão tinham uma vida maravilhosa com os pais indianos em Los Angeles. Tudo parecia ir super bem, até que ela descobre que os pais iriam se divorciar. A mãe não consegue lidar bem com a separação e vai morar com a irmã, que tentará ajudá-la a superar. O pai se casa com Shanti Shruti, uma professora de ioga que apesar do nome não é indiana, embora ame a cultura. Para não ter que morar com a insuportável nova madrasta (que de boazinha não tem nada), a menina e o irmão decidem ir para um colégio interno - o Putnam Mount McKinsey.
Molly e sua irmã mais nova viviam bem com seus pais na pequena cidade de North Forest. Apesar das brigas constantes, o casal sempre se recomciliava e a menina achava que seria assim para sempre. Mas não foi. Um dia os pais se separam e seu pai se casa com uma garçonete do restaurante em que trabalha (que já é mãe de gêmeas). Ela e a irmã continuam vivendo com a mãe, que parece cada dia mais apática. Até o dia em que a mãe simplesmente não aparece em casa e o pai chega com a notícia de que ela foi internada no hospício perto da cidade. Molly não quer morar com a madrasta malvada, porque Candy parece gostar tanto da irmã da garota quanto odeia Molly. E a salvação vem em um grande envelope branco pelos correios - inacreditavelmente a menina conseguiu uma bolsa de estudos no paraíso: o colégio interno Putnam Mount McKinsey.
Agora as três garotas irão se encontrar no colégio - e irão descobrir algo em comum: as três sofrem com madrastas malvadas. Assim surge o clube Maçãs Envenenadas, que pretende dar um jeito na situação das meninas.

O que eu achei do livro:
Eu me apaixonei pela história das Maçãs Envenenadas. O ritmo de leitura é realmente delicioso, a escrita de Lily Archer é fluida e gostosa de ler; as personagens são encantadoras e o enredo uma graça.
Cada capítulo é contado do ponto de vista de uma das três protagonistas e isso ficou o máximo. Aliás, o único ponto negativo do livro é que apesar das três serem muito diferentes umas das outras, o estilo de narrativa é muito parecido. Há alguma diferenciação, principalmente porque elas enxergam o mundo à sua volta de maneira completamente distinta, mas eu esperava que tal diferenciação fosse um tanto maior, para marcar que são três narradoras. Entretanto, a história é tão gostosa e tão bem contada, que esse é um problema que quase passa despercebido.
A maneira como a autora vai contando a história das três personagens, o ponto de vista de cada uma sobre os acontecimentos - que é sempre diferente - e a forma como elas, enfim, se tornam amigas é muito bacana.
À princípio eu achei que iria encontrar alguma coisa de contos de fadas no livro - não esperem o mesmo. Realmente as madrastas são meio malvadas (ou as meninas, que são responsáveis por contar a história, estariam apenas exagerando?) e as "enteadas" acabam prejudicadas. Mas é só isso - não há elementos mágicos ou nenhuma dessas coisas no texto. A conexão com os contos de fadas fica por conta do nome do clube - que vem mesmo da maçã envenenada que a bruxa malvada dá para Branca de Neve - e pela existência das madrastas.
Uma história bastante agradável que consegue cativar leitores de todas as idades! Com pitadas de adolescência, primeiros amores, enganos, popularidade, problemas de escola, problemas familiares e bom humor, Maçãs Envenenadas é uma excelente pedida.

Nota: 





Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥