segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Citação da Semana #30

A melhor forma de começar a semana é com uma inesquecível citação retirada de um dos livros já resenhados aqui no blog! Confira.


"Os adultos não se lembram mais de como era
ser criança.
Mesmo quando dizem que sim...
Eles não lembram. Acredite.
Esqueceram tudo.
Como o mundo parecia grande.
Que podia ser difícil subir numa cadeira.
Como era sempre ter que olhar para cima?
Esqueceram.
Não se lembram.
Você também vai se esquecer.
Às vezes, os adultos falam sobre como era boa
a sua infância.
Eles até sonham em voltar a ser criança.
Mas com o que eles sonhavam quando eram crianças?
Você sabe?
Acho que eles sonhavam com o momento em que finalmente seria adultos."

- O Senhor dos Ladrões, de Cornelia Funke - Companhia das Letras, 2009 (2000)



A verdade é que  nos esquecemos mesmo de vários detalhes de nossa infância. Uma das coisas que raramente lembramos é o quanto queríamos ser adultos - afinal de contas, agora um dos maiores desejos da maioria dos adultos é poder voltar a ser criança.
Entretanto, ainda que tenha me esquecido de vários detalhes dessa fase que é por mim lembrada com tanto carinho, sempre me pego sorrindo quando algum momento me vem a mente. Por exemplo, ontem eu fui comer macarrão instantâneo - a.k.a. Miojo - e, nossa, aquilo era realmente muito mais gostoso quando eu era criança... agora tem um gosto extremamente salgado e um tanto sem graça. A mesma coisa com balas e chicletes. Assim como aconteceu com o Miojo, eu passo muito tempo sem comer essas coisas e quando experimento - bem... não é tão gostoso quanto eu me lembrava.
Uma das coisas que me chamou a atenção nessa citação foi a parte "Como o mundo parecia grande" - essa parte eu definitivamente não esqueci e sempre me leva às gargalhadas quando eu visito lugares do passado. Recentemente eu estive em Barreiros (clique aqui para ler o post sobre a visita ao lugar) e já fazia mais de dez anos que eu não visitava a "cidade" natal de minha mãe. Ok, eu já não era tão criança assim da última vez que fui (deveria ter uns doze ou treze anos, algo assim), mas a minha percepção de mundo naquela época era realmente muito diferente. Tudo lá parecia menor agora... os muros de onde eu pulava e que, puxa, eram realmente altos, agora mais se parecem com degraus... Pequenos degraus. A venda que era quase um supermercado de tão grande agora é simplesmente uma venda, duas portas - uma lojinha. Vira e mexe eu visito um lugar da minha infância ao qual já não ia há muito tempo e morro de rir quando percebo que os lugares altos e perigosos não são mais tão altos ou perigosos agora que eu já não tenho menos de 1,5m (ei, eu tenho bem mais de 1,5m agora).
É divertido ser criança e muito divertido se lembrar de quando éramos crianças.
Essas coisas acontecem com você também? Ficar recordando o passado e descobrindo como sua percepção do mundo foi alterada com o passar dos anos?
 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥