E aí eu encontro um site onde descubro que eu não sou a única maluca por livros. Nem mesmo a mais grave.
Nem me lembro, para ser sincera, como cheguei a esse tumblr. Mas o caso é que cheguei e amei! Fiquei horas lendo as várias confissões de pessoas que amam os livros como eu. Ainda não consegui ler todas, mas foi muito divertido o tempo que passei no tumblr.
Estou falando do Tumblr Bookfessions (você não espera mesmo que eu traduza o nome do blog, né?! Book em inglês é livro e Confessions é confissões. Então o nome do blog é uma brincadeira com as duas palavras e o significado seria mais ou menos Confissões Literárias - ou algo do tipo). Ainda não conhece?! Passa lá para conferir - é muito bacana para quem, assim como eu, quase não gosta de livros! As confissões são todas em inglês, mas mesmo que você não saiba ler nessa língua, basta apelar para o Google Tradutor e curtir as confissões mesmo assim.
Eu resolvi pegar algumas com as quais eu me identifiquei e traduzir aqui no blog para compartilhar com vocês.
62: Essa confissão 62 pode até parecer um exagero. Talvez seja mesmo. O banheiro e a cozinha poderiam escapar sem problemas, mas seria ótimo que as paredes do restante da casa fossem recobertas de estantes!
64: Uma das coisas mais legais das bibliotecas são aquelas escadas. Não que eu já tenha visto isso ao vivo - o que é uma pena. Mas acho o máximo aquelas estantes super altas com escadas para poder alcançar as últimas prateleiras. Na minha casa eu tenho uma estante que vai até o teto, mas o pé direito aqui não é alto, então um banquinho já serve para alcançar a última prateleira (que é a única que fica fora do meu alcance).
11: Se eu colocasse os livros da maneira como deveria ser (de pé, com as lombadas viradas para fora) não caberia mais. Para conseguir administrar, eu coloco os livros em pilhas e de lado, porque com a lombada virada para fora também já não cabe mais (mesmo empilhado). E eu não tenho só uma estante. São duas.
14: Eu gosto do cheiro de livro velho - é uma delícia! O problema é que sou alérgica, então, apesar de gostar, não posso ler livros velhos porque fico com um nariz gigante e vermelho. Agora, o cheiro de livros novos não me dá alergia - então eu exagero! Adoro cheirar um livro.
1: É claro que meus filhos (será que um dia terei filhos) serão livres para gostarem daquilo que quiserem. Mas eu ficarei levemente decepcionada se eles não gostarem de ler como eu gosto. Entretanto, acho que isso será impossível - vou ler para eles desde a barriga.
5: Quem acompanha o blog sabe que eu adoro livros infantis! Eles são lindos - a culpa não é minha se é tão gostoso assim lê-los. Perdem aqueles que se acham adultos demais para livros infantis.
151: Como comentar uma verdade tão inegável assim?!
163: Comer. Dormir. Ler. Comer. Dormir. Ler. Comer. Dormir. Ler. Comer. Dormir. Ler...
70: Eu não tenho nenhum nome em mente. Mas que seria bacana fazer isso, seria!
72: Não mesmo. Eu preciso comprar os livros e guardá-los. Até porque eu preciso relê-los!
97: A minha princesa favorita da Disney é a Bela! Não exatamente porque ela gosta de livros, mas isso dá um brilho especial!
103: Quando o livro tem aqueles capítulos curtinhos que nos deixam com água na boca, facilmente leio uns dez capítulos a mais antes de finalmente conseguir deixar o livro de lado para dormir.
104: Ah, essa não é bem verdade. Eu queria existir no mundo imaginário dos livros, mas existo aqui mesmo.
106: Algumas vezes não consegue descrever o quanto eu PRECISO reler meus livros. Sempre. Mais de uma vez. E é sempre mais gostoso reler uma história do que lê-la pela primeira vez. E não é mesmo que eu tenha livros novos, porque eu sempre os tenho - no momento a minha pilha de livros novos é simplesmente gigantesca e mesmo assim eu não consigo deixar de reler.
20: Eu sempre acho que o livro é melhor. Só tem uma exceção que é Amor Além da Vida (What Dreams May Come). Mas só porque as histórias são completamente diferentes e as imagens do filme são lindas demais. Ainda assim o livro é ótimo.
28: Não seria o máximo?! Se eu conseguisse fazer com o que o 62 e o 64 se tornassem realidade, o 28 seria praticamente uma realidade também.
7: Eu detesto spoiler! Já matei os responsáveis por escreverem sinopses de livros umas zilhões de vezes. Só na minha cabeça, claro, mas sempre com requintes de crueldade. Como o cachorro (olha como eu sou uma pessoa boazinha, só chamei o cara de cachorro, o que nem mesmo é um xingamento. Mas na minha cabeça ele não está tão bem assim) que escreveu a sinopse de O Temor do Sábio. Não leia. Sério. A não ser que você já tenha passado da página 500 do livro (e tem coisa na sinopse que ainda não aconteceu). Eu não costumo ler sinopses depois que já me decidi a ler o livro, justamente porque tenho medo de encontrar spoilers. Nesse caso, eu já tinha passado da página 100 do livro e achei que seria seguro, então, ler a sinopse. Só que não era. Cachorro!
10: Verdade inegável. A não ser que eu pare de comprar livros nesse exato minuto e nunca mais adquira um único exemplar. Só na pilha de não lidos eu tenho livros para ler durante três anos. Isso SE eu não adorasse reler os livros que já li. Nesse caso, se eu não adquirisse mais nenhum livro, acho que teria leitura para uns seis ou sete anos.
40: Eu choro. Muito. Mas não é só essa emoção que os livros conseguem despertar em mim. Eu choro, rio, torço pelos personagens, me apaixono por alguns e detesto outros. Livros que conseguem me fazer sentir um turbilhão de coisas normalmente se tornam favoritos.
57: Meus livros ficam empilhados. E com as lombadas escondidas - senão não iria mais caber nas duas estantes que tenho. Já estou considerando a possibilidade de ir dormir na sala para que possa caber mais uma estante no meu quarto.
124: Essa não é uma verdade para mim. Mas eu achei muito bonita a confissão! E os livros servem para mim como um passaporte para mundos fantásticos e uma fuga da realidade.
141: Eu DETESTO livros com capas de filmes. Estragaram minha coleção de Fronteiras do Universo assim. prefiro capas originais.
33: Como assim?! Isso é possível? Eu não consigo visualizar o que seriam 34.038.498.329.483.284.908.398 livros, talvez isso seja demais. Mas certamente 34.038.498.329.483.284.908.397 livros não é demais. Certeza.
34: Eu não compraria. Eu já comprei. Várias vezes. E ó: nem sempre é uma boa ideia. Fallen não foi péssimo, mas também não foi tão bom quanto a capa dizia que seria. Se eu aprendi a lição? Claro! Continuo comprando livros só por casa de uma capa bonita.
As confissões são ótimas, né?! Eu me identifiquei com várias e encontrei outras que conheço pessoas que se encaixam direitinho. Passem lá no Bookfessions e confiram as confissões de outros malucos por livros como nós.
PS: Eu fiz todas as imagens traduzidas erradas. E tive que refazer tudo. Por quê? Porque eu havia escrito bookconfessions em todas elas. Eu nem me odiei por isso.
PS2: Eu traduzi os textos, mas não sou tradutora e meu inglês não é muito bom. Apenas fiz isso para que o pessoal que acompanha o blog pudesse curtir as frases. Se seu inglês é bom, seria uma boa ideia procurar essas confissões no tumblr e lê-las no original em inglês.