Inferno no Colégio Interno, de Lemony SnicketCompanhia das Letras - 197 páginas

Título: Inferno no Colégio Interno
Título Original: The Austere Academy
Autor: Lemony Snicket
Tradutor: Carlos Sussekind
Ilustrador: Brett Helquist
Editora: Companhia das Letras
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 2000
Nº de Páginas: 197
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Desventuras em Série - Vol. 5
Outros livros da série:
- Mau Começo
- A Sala dos Répteis
- O Lago das Sanguessugas
- Serraria Baixo-Astral
ATENÇÃO: Essa é a resenha do quinto livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.
Sinopse:
E as desventuras dos órfãos Baudelaire parecem não ter fim. Eles já enfrentaram todo tipo de coisas e agora irão se deparar com um colégio interno - o que poderia ser bom. Afinal de contas, os três continuariam juntos, voltariam a estudar e estariam protegidos por um supercomputador de última geração - que não deixaria, teoricamente, que o Conde Olaf se aproximasse das crianças.
Assim seria, se essas três criaturas não fossem tão azaradas. Só que os irmãos são tremendamente desprovidos de sorte.
A única coisa boa foi ter encontrado amigos na nova escola - os trigêmeos Quagmire. O restante deu tão errado quanto poderia dar.
O que eu achei do livro:
Acompanhar essa série continua sendo uma delícia enorme!
Lemony Snicket tem uma das escritas mais gostosas de ler! Ele escreve de maneira simples, porém encantadora - recheada com aquela ironia que eu adoro.
Como era de se esperar, a receita de bolo está presente no livro: mais uma vez os irmãos são levados para um novo lugar, onde eles não são tratados da forma como crianças deveriam ser tratadas e o Conde Olaf aparece para, de alguma forma sempre muito inventiva, roubar a fortuna dos Baudelaire. Nesse volume, entretanto, temos duas novidades que fazem de Inferno no Colégio Interno um dos meus livros preferidos da série: os trigêmeos Quagmire e uma coisinha mais.
Os trigêmeos também são órfãos e perderam seus pais (e também o "terceiro gêmeo") em um incêndio - curiosamente parecido com o que aconteceu com os protagonistas da nossa história, não é?! Assim, dessa vez os irmãos não estarão sozinhos para enfrentar todas as desventuras que se afiguram em seus caminhos, eles terão Isadora e Duncan, os trigêmeos Quagmire remanescentes, para auxiliá-los. E a coisinha a mais que mencionei... bem, vocês terão que ler para encontrá-la! Mas é um algo a mais para os próximos volumes da série - que dará uma encorpada à receita básica e deixará os livros ainda mais atraentes.
Uma coisa que não havia percebido da primeira vez que li a série é quantidade de menções a Beatrice (lembram? Aquela das dedicatórias que eu adoro). Lemony Snicket fala dela várias vezes (não apenas nesse livro, nos anteriores também) e isso é muito bacana (para entender melhor, leia a série até o fim).
O único defeito de Desventuras em Série, para mim, é o fato de que os livros são curtinhos demais. Ainda bem que a série tem treze volumes!
PS: Como sempre, não posso esquecer de postar aqui a dedicatória para vocês!
"Para Beatrice -
Você estará sempre no meu coração,
na minha memória
e no seu túmulo."
Nota:
Dificuldade de Leitura: