sexta-feira, 18 de maio de 2012

Gregor e a Segunda Profecia, de Suzanne Collins

Gregor e a Segunda Profecia, de Suzanne Collins
Galera, 287 páginas
Gregor vai provar mais uma vez que é um guerreiro da superfície, capaz de enfrentar grandes aventuras para salvar o mundo subterrâneo.




Título: Gregor e a Segunda Profecia
Título Original: Gregor and the Prophecy of the Bane
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Edmo Suassuna
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2004
Nº de Páginas: 287
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Crônicas do Mundo Subterrâneo - Vol. 2
Outros livros da série: 
   - Gregor, O Guerreiro da Superfície

ATENÇÃO: Essa é a resenha do segundo livro da série. Se você ainda não leu o primeiro e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.

Sinopse:
Gregor descobriu que não é apenas um garoto qualquer! Ao descobrir a existência de um mundo subterrâneo, povoado não apenas por humanos, mas por baratas, ratos, morcegos e aranhas gigantes, junto também descobriu que era um guerreiro e estava envolvido em uma profecia. Aliás, como ele ficou sabendo mais tarde: não apenas uma, mas duas!
Muito mais rápido do que ele poderia imaginar, o menino se vê novamente no subterrâneo e para proteger Boots, sua amada irmãzinha, ele terá que cumprir a segunda profecia e matar um horripilante rato branco de três metros.

O que eu achei do livro:
Quando terminei a leitura do primeiro livro, eu já tinha adorado Gregor, Luxa, Boots, Temp, Ares e outros personagens! Reencontrá-los nesse segundo livro em mais uma deliciosa aventura foi maravilhoso!
Suzanne Collins continua com uma escrita bem simples, contando a história em um ritmo bem dinâmico - ideal para crianças mesmo. O livro não é muito descritivo, o que por um lado é muito bom - já que torna a leitura mais leva e fluidia, perfeita para agradar aqueles que ainda não tem uma grande bagagem literária. Por outro lado, esse é para mim quase o único ponto negativo do livro, porque eu sinto muita falta de que a autora descreva um pouco mais sobre o mundo subterrâneo. Pelo que foi esse segundo livro, acho que não vou mesmo conhecer o cotidiano do subterrêneo nos próximos volumes, o que é uma pena. Eu realmente fiquei bastante curiosa para saber como as coisas são no subterrâneo - como eles sobrevivem, o que fazem, como é a vida das crianças e outros detalhes que, infelizmente, a autora não conta.
O livro todo gira em torno dessa segunda profecia e de seu cumprimento por Gregor e seus amigos. Alguns novos personagens são introduzidos e eles são tão bem caracterizados quanto os demais (sempre com aquela pontinha de exagero bastante pertinente aos livros infantis). A Boots continua uma graça, adoro como a autora consegue dar voz a essa personagem de forma que ela fique realmente parecida com uma criança de dois anos de idade - é surpreendente. Os conflitos de Ares e Gregor também são muito bem explorados. E Twitchtip e Howard foram excelentes acréscimos - adorei os dois!
Dessa vez a edição da Galera ficou bem melhor do que no primeiro volume! A capa é mais bonita (embora ainda não seja maravilhosa, convenhamos) e a revisão está muito bem feita. Como tenho a segunda edição do livro (que é desse ano), tem a tal bolota vermelha (clique aqui para ver essa capa da segunda edição) que eu tanto desgosto na capa.
O final do livro é eletrizante! Não vi as últimas cinquenta páginas se passarem e tomei um susto quando cheguei ao final. O livro tem uma finalização (coisa que eu acho essencial), mas deixa um gancho para o próximo que não vai me deixar ler nenhum outro livro enquanto eu não terminar o terceiro! Suzanne Collins, eu me rendo aos seus encantos - Gregor é verdadeiramente o máximo!

PS: Acho que estou doente... afinal de contas, um dos personagens cuja participação eu queria que tivesse sido maior foi Temp (a barata). Eu adoro o Temp!

PS2: Ao terminar o livro, um pensamento me veio a cabeça! Claro que não poderia deixar de falar isso, mas vai no botão de spoiler!

"Afinal de contas, quantas profecias são?" - esse foi um pensamento inevitável quando terminei a leitura.
Quem já viu o título do terceiro livro já sabe que não seriam apenas duas profecias, então não acho que esse seja um spoiler grave... mas mesmo assim preferi compartilhá-lo por aqui.
A série tem cinco livros no total e, embora os próximos livros não tenham a palavra "Profecia" em seus títulos (o terceiro só tem a palavra profecia no título em português), algo me diz que não vamos parar na terceira.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥