A Abadia de Northanger, de Jane AustenMartin Claret - 274 páginasCatherine tem apenas 17 anos e pela primeira vez sairá de casa e conhecerá um mundo diferente.

Título: A Abadia de Northanger
Título Original: Northanger Abbey
Autor: Jane Austen
Tradutor: Roberto Leal Ferreira
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 1818
Nº de Páginas: 274
Comprar Online: Saraiva
Sinopse:
Catherine é uma mocinha de apenas dezessete anos. Embora não tenha nascido uma criança bonita, os anos lhe trouxeram a beleza inesperada.
Pela primeira vez, ela irá deixar sua casa, que divide com os pais e nove irmãos. Irá conhecer um mundo totalmente diferente ao visitar a cidade de Bath - onde irá ao teatro, ao balneário e terá contato com muitas pessoas. Fará novas amizades e será objeto de apreciação dos rapazes. E ela mesma não ficará para trás - irá enamorar-se por um certo Henry Tilney que chama sua atenção ao tornar-se seu par em um dos bailes a que ela vai.
O que eu achei do livro:
Terceiro livro que leio de Jane Austen! E a cada livro que leio, gosto ainda mais da autora. Ela tem uma sensibilidade tocante e consegue traduzir em suas obras a sociedade da época em que vivia, proporcionando ao leitor uma incrível viagem no tempo. E nesse livro em particular, Jane Austen tem um tom um pouco diferente - um tanto bem humorado e satírico. Já no primeiro parágrafo do livro podemos ter uma ideia de como será a narrativa:
"Ninguém que tivesse visto Catherine Morland quando criança teria imaginado que ela nascera para ser heroína. Sua situação na vida, o caráter do pai e da mãe, sua própria pessoa e disposição, tudo ia contra ela."Catherine é apenas uma mocinha de dezessete anos, mas em muitos aspectos diferente das jovens de nosso tempo. É interessante ver como se portava uma adolescente naquela época e quase não consigo chamá-la de adolescente, de tão adultos que eram seus modos e alguns de seus pensamentos. De forma alguma, entretanto, a mocinha deixa de ser mocinha - podemos acompanhar os seus devaneios e seus receios, principalmente no que concerne ao amor que sente pelo Sr. Tilney e que não vê retribuído, ao menos não a princípio e não efusivamente. É uma graça ver Catherine pensando as maiores loucuras e, em outros momentos, não enxergando o que se passa debaixo de seu narriz. Eu realmente adorei acompanhar essa heroína criada por Jane Austen.
Nesse livro, a autora cita várias outras obras, desconhecidas por mim, de literatura gótica. Esse é o estilo favorito da protagonista, que chega inclusive a dizer que não consegue suportar outro tipo de história. Admito que eu também aprecio muito esse estilo de escrita e fiquei super curiosa acerca de algumas das obras citadas no livro, principalmente "The Mysteries of Udolpho", escrito por Ann Radcliffe, que tem um importante papel na trama.
Na maior parte do tempo, o livro é um romance, bem leve e gostoso, mas em alguns capítulos no meio do livro, nos vemos de repente em um estilo mais "gótico", com a inserção de um pouco de mistério. Tudo por causa da imaginação de Catherine, inspirada pelos tantos livros que leu sobre o assunto. O desenrolar dessa subtrama também é muito engraçado.
A edição que li do livro, editada pela Martin Claret, está muito bacana. A capa ficou maravihosa e a revisão, embora não esteja perfeita, está aceitável e muito melhor do que o que encontrei em versões mais antigas de outros livros publicadas pela editora. Só senti falta de uma introdução - acho que obras clássicas demandam uma introdução e, de certa forma, foi a própria editora que me deixou mal acostumada - uma vez que a maioria dos livros que já li deles conta com essa tão estimada introdução.
Ouso dizer que A Abadia de Northanger toma agora o lugar melhor livro de Jane Austen em meu coração. Com uma linguagem bem simples, uma narradora que ousa dialogar diretamente com o leitor em alguns trechos, o livro é muito leve e tem uma leitura bastante agradável.
PS: Não consegui encontrar nenhuma edição brasileira do livro "The Mysteries of Udolpho". Alguma editora brasileira bem que poderia se interessar e publicar a obra por aqui. O livro de Ann Radcliffe foi publicado originalmente em 1784, dividido em quatro volumes.
PS2: A Abadia de Northanger é um lugar ficcional. Precisava contar o fato a vocês. Sempre que leio sobre um lugar bacana, eu procuro saber mais sobre ele - busco fotos e fatos sobre o lugar. Falando de uma abadia, que teria sido antes um mosteiro ou convento, estaria certa de que encontraria muita história extra para ler e que seria certamente um lugar muito bonito. Tive que me contentar em ler sobre outras abadias reais, porque a de Northanger foi inventada por Jane Austen.
PS3: Clique aqui para conferir o post "O que Jane Austen tem a dizer sobre os romances".
Nota:
Dificuldade de Leitura: