quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O Atlas Esmeralda, de John Stephens


O Atlas Esmeralda, de John Stephens
Suma de Letras - 295 páginas
O Atlas Esmeralda conta a história de três crianças que queriam, acima de tudo, ter sua família reunida novamente.




Título: O Atlas Esmeralda
Título Original: The Emerald Atlas
Autor: John Stephens
Tradutor: Lívia de Almeida
Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2011
Nº de Páginas: 295
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Série: Os Livros do Princípio - Vol. 1

Sinopse:
Kate, Michael e Emma viveram grande parte de suas vidas em orfanatos - mas eles se recusam a serem chamados de órfãos. Afinal de contas, Kate se lembra da mãe dizendo que iria voltar, mesmo tendo apenas quatro anos quando se separaram.
Mudar de orfanato não era uma novidade para as crianças. E a cada mudança, os lugares só pareciam ficar ainda piores. Assim, as crianças não esperavam encontrar um lugar encantador, ou acolhedor, quando foram mandados para Cambridge Falls sob os cuidados de um certo Sr. Pym.
Enquanto faziam um tour pela nova casa - um orfanato que tinha apenas três crianças, eles próprios (e eles acharam o fato estranho) - encontram um cômodo muito diferente, que parecia estar escondido. Lá dentro acham um livro muito estranho, um livro que os leva ao passado - o passado misterioso da estranha Cambridge Falls.
Mas o pior nem foram os perigos que encontraram nesse lugar - quando tentaram voltar, Kate e Emma conseguiram, mas Michael ficou no passado. Como usaram uma foto dada por Abraham - um dos empregados da casa - para chegar ao passado, elas precisam agora arrumar outra foto para voltar e trazer Michael de volta.
"Esta é a história de três crianças que só queriam salvar sua família e acabam tendo que salvar o mundo."

O que eu achei do livro:
Adorei essa aventura!
John Stephens escreve super bem, com uma linguagem simples e descomplicada - que nos leva a degustar as páginas do livro rapidamente! O enredo é inebriante e os personagens muito bem construídos!
Há de se ressaltar que é uma aventura infanto-juvenil com os elementos clássicos de obras desse tipo. As crianças não são exatamente "guerreiras", mas não fogem muito disso. Eu, como a eterna criança que sou, adoro esse tipo de livro e me sinto na pele dos personagens, vivendo junto com eles os perigos e as descobertas.
Emma, a irmã mais nova, é uma personagem muito divertida - um tantinho egoísta, com uma enorme necessidade de atenção e aprovação - que me fez rir bastante durante a leitura! E é claro que não poderia faltar aquele mentor com ares de "Gandalf/Dumbledore". E eu morri de amores pelo personagem, como já era de se esperar.
Infelizmente, os verbos não foram corretamente utilizados na versão brasileira - principalmente no imperativo, que é conjulgado como segunda pessoa ao invés de terceira. E isso me incomodou bastante durante a leitura! Um ponto negativo para um livro que, de outra forma, seria ainda melhor.
O livro tem um final satisfatório - o que sempre me agrada quando a história é parte de uma série. Entrentanto, deixa muitas pontas soltas para o próximo livro, o que, para mim, não chega a ser um defeito, mas é o suficiente para me deixar doida pela continuação da série!
O Atlas Esmeralda traz uma incrível aventura - repleta de perigos, mistérios, magia e crianças!

PS: A série Os Livros do Princípio, a princípio (o quão engraçado é isso?), é uma trilogia. Não consegui encontrar os títulos dos dois próximos livros da série no site oficial.

PS2: Quando li na orelha do livro que o autor foi roteirista de alguns episódios de Gilmore Girls, eu pensei "ah, tá explicado porque é tão bom e divertido".

PS3: Minha edição veio com um pequeno rasgo na capa. Isso não tem muito a ver com a resenha, mas eu fiquei tão triste que tive que comentar. Espero que a colinha que passei segure e não deixe rasgar ainda mais!

Nota: 






Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥