A Invenção de Hugo Cabret, de Brian SelznickSM - 533 páginas

Título: A Invenção de Hugo Cabret
Título Original: The Invention of Hugo Cabret
Autor: Brian Selznick
Tradutor: Marcos Bagno
Editora: SM
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2007
Nº de Páginas: 533
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sinopse:
Paris, 1931.
A história começa com um menino na torre do relógio. Por mais incrível que possa parecer, essa criança cuida das engrenagens e não deixa que os relógios atrasem. É realmente muita responsabilidade para uma criança tão pequena, mas Hugo não tem alternativa.
Seu pai era um relojoeiro muito talentoso, mas morreu no incêndio do museu onde trabalhava. A única coisa que Hugo conseguiu recuperar foi um autômato no qual o pai trabalhava, tentando consertá-lo. Agora Hugo também quer consertá-lo, para descobrir o que, afinal de contas, fazia aquela máquina.
Após a morte do pai, o garoto foi morar com o tio, que era o responsável pelos relógios. Mas o tio havia sumido e, para não despertar a curiosidade das autoridades que poderiam mandá-lo para um orfanato e tirarem dele o autômato - a única lembrança de seu pai, o garoto continuou fazendo o trabalho do tio.
E continou tentando arrumar o boneco mecânico, com peças roubadas da loja de brinquedos. Até que um dia o dono da loja descobriu o ladrãozinho e tudo mudou.
O que eu achei do livro:
O livro é lindo! Não, o livro é mais do que lindo - é encantador! E não apenas pela linda história que ele traz, mas pelas ilustrações (feitas pelo próprio autor) que ajudam a contar a história. Isso mesmo, ajudam a contar a história. Nesse livro elas não apenas retratam o que já foi dito, mas sim contam coisas que não estão nas palavras - é incrível! Eu nunca havia lido uma história assim antes e garanto que gostei muito da experiência. O autor não traduz em palavras tudo o que está sendo contado pelas imagens - é diferente, belo e muito interessante.
A escrita do autor é bem simples, perfeita para crianças! E não se enganem com o número de páginas. Há muitas ilustrações - a maioria ocupando duas páginas. Por volta de 170 páginas contém texto. E como é uma escrita gostosa, fluida, simples, a leitura do livro é bastante rápida e muito agradável!
Apesar da edição ser muito bem trabalhada - a capa é linda, todas as páginas tem uma borda preta que dá um acabamento maravilhoso ao livro, sem contar todas as magníficas ilustrações -, senti falta de orelhas na capa do livro. Sempre repito que esse detalhe não apenas dá um acabamento melhor à obra, mas também faz com que a capa fique mais resistente. (De tanto que falo nas benditas orelhas, já estou começando a me sentir a tarada das orelhas).
Esse é um livro sobre desenhos. E relógios. E mágica. Um autômato, o amor, o cinema, os sonhos. A Invenção de Hugo Cabret é um livro para divertir crianças de todas as idades - uma história linda que irá levar o leitor a apreciar uma incrível aventura.
PS: Essa história tem uma adptação para o cinema, que eu ainda não tive a oportunidade de conferir. O trailer está muito convidativo e eu pretendo assistir o filme em breve.
PS2: Um personagem que aparece na história é Georges Méliès, considerado o pai dos efeitos especiais. Um dos precursores do cinema, utilizou seus conhecimentos de ilusionismo para criar truques fotográficos que o auxiliaram a levar para o cinema mundos fantásticos. O cineasta fez mais de quinhentos filmes.
Nota:
Dificuldade de Leitura: