
Título: A Casa dos Macacos
Título Original: Ape House
Autor: Sara Gruen
Tradutor: Paula Cezar Castanheira
Editora: Record
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 394
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Isabel Duncan ama seu trabalho. Ela é uma das pesquisadores do Laboratório de Línguas dos Grandes Símios e simplesmente considera os bonobos como sua família. Bonzi, Lola, Mbongo, Sam, Jelani e Makena são a família que Isabel nunca teve.
"Com o passar do tempo eles se tornaram mais humanos e eu me tornei mais bonobo."Mas tudo muda no dia que o laboratório sofre um atentado de um grupo extremista de proteção aos animais. Isabel vai parar no hospital com grandes problemas e os macacos somem.
Quando ela finalmente se recupera, tenta encontrar os bonobos de todas as formas que pode. Até que finalmente os descobre - em um reality show na televisão.
Agora Isabel fará tudo o que estiver ao seu alcance para recuperar a sua família.
O que eu achei do livro:
Esse é um livro muito difícil de comentar. Sei que a sinopse que escrevi não ficou legal, nem mesmo cheguei a mencionar John - o repórter, que tem um papel bem importante na história, embora não tão grande, nem tão bonito, quanto o de Isabel. Mas a história é bastante complexa e acheio que ficaria ruim me extender muito.
Sara Gruen me surpreendeu novamente. Em Água para Elefantes, a autora me encantou ao mostrar a vida em circo nos anos 30 - com uma pesquisa consistente e uma história emocionante! E agora, em A Casa dos Macacos, a autora, mais uma vez, mostra como é dedicada aos seus livros. Com um incrível trabalho de pesquisa, que nos mostra detalhes de um mundo do qual eu mal havia ouvido falar, a autora nos leva a conhecer um pouco mais dos bonobos - um primata do gênero Pan, do qual também faz parte o conhecido chimpanzé. De forma graciosa, Sara Gruen nos apresenta um pouco sobre esses animais tão inteligentes e tão parecidos com o ser humano. Mas a autora também não deixa de mostrar o quanto nós, seres humanos, somos irracionais e podemos agir de maneira execrável.
A história é tão densa que podemos sentir a angústia de Isabel quando não sabe onde está sua amada família. A autora realmente consegue contagiar o leitor com as emoções dos personagens.
Além disso, é importante destacar que os fatos citados no livro realmente são verdadeiros. Embora a instituição onde Isabel Duncan trabalha seja fictícia, assim como os macacos por ela tratados, os fatos foram baseados em experimentos reais! É incrível aprender um pouco sobre os bonobos.
"Tinham mantido uma conversa com grandes macacos. Falaram com eles em inglês e eles tinham respondido na Língua Americana dos Sinais, o que era ainda mais notável por denotar que entendiam duas línguas humanas. Uma das macacas, Bonzi, possivelmente sabia três: ela também se comunicava por computador usando um conjunto de lexigramas previamente definidos."A autora ainda trata de outros assuntos muito interessantes no decorrer da história, embora em segundo plano!
Um romance incrível, de onde tirei muito mais do que poderia esperar a princípio! Entretanto, fica o alerta de que A Casa dos Macacos não é parecido com Água para Elefantes. O livro não é centrado em um romance, muito pelo contrário, esse é um aspecto pouco explorado na história. A trama se desenrola muito mais ao redor dos macacos e das pesquisas feitas com eles. Se você deseja uma boa história, esse é o livro certo! Mas se você espera encontrar uma grande história de amor entre homem e mulher - essa talvez não seja a melhor escolha, embora seja uma ótima pedida se você quiser encontrar uma linda história de amor entre o ser humano e os bonobos.
Sara Gruen mais uma vez me conquistou com uma história diferente e maravilhosa!
Nota:
Dificuldade de Leitura: