terça-feira, 13 de setembro de 2011

O Portal, de Eddie Van Feu


Título: O Portal
Autor: Eddie Van Feu
Editora: Linhas Tortas
Ano da Edição: 2004
Nº de Páginas: 253


Sobre o livro:
Lorena é uma jovem estudiosa, dedicada, inteligente e gentil. Mas mesmo com todas essas qualidades ela se sente perdida. Sente que não consegue ser ela mesma.
"Derramava uma lágrima pelo que não vivera. Refletidos nela, estavam os amigos verdadeiros e íntimos, daqueles que vivem aventuras e conhecem seus mais profundos segredos. Estes amigos só conhecera em filmes. Suas poucas amizades partiam quando a coisa comum que as unia se extinguia, fosse um curso, fosse uma aula. Brilhava naquela lágrima as festas para as quais nunca fora convidada, as palavras que nunca lhe foram ditas, os amores que só conhecera em livros... Seu coração apertou-se e ela sentiu raiva do mundo que tentava desesperadamente agradar e não a aceitava."
Marcos é um jovem aventureiro - que quer apenas diversão e mais diversão, sem importar com as consequências.
Marcel acha que é perfeito - e pode ter tudo o que quer.
Quando esses três saem em busca de uma aventura doida, inventada por Marcos, eles não imaginam o que poderão encontrar. Após passarem por um portal, que imaginavam não ser real, eles vão parar na França do século XVII. E por lá viverão incríveis aventuras!

O que eu achei do livro:
Esse é o segundo livro que leio de Eddie Van Feu e mais uma vez me surpreendi com a narrativa dessa autora. Dessa vez a escrita não é tão jovial quanto em Lua das Fadas, é um pouco mais densa, mais detalhada, mas sem perder o encanto e a fluidez do texto!
Os personagens são muito bem construídos - muito humanos! Lorena é uma jovem amargurada e que não consegue se encontrar. Apesar de achá-la um pouco dramática em alguns momentos, por não ver o quanto ela mesma é maravilhosa, consigo entendê-la, pois também tenho meus momentos "Lorena", onde não consigo me reconhecer e acabo ficando para baixo. É uma delícia ver essa personagem tão cativante se encontrando durante o desenrolar da história.
O texto tem uma ligação muito forte com o livro "Os Demônios de Loudun", de Aldous Huxley, que Lorena e Marcos estão lendo para um trabalho da faculdade. Infelizmente, eu ainda não li esse livro (embora os detalhes essenciais sejam contados durante a trama, para que o leitor não se sinta perdido), mas acho que se tivesse lido teria conseguido aproveitar ainda mais a história. Principalmente, porque não consegui me encantar por Grandier... Ele pareceu-me, por todo o livro, uma pessoa sem caráter...
Eu adoro livros cuja história aconteça no passado (pois sou fascinada por romances históricos), então é claro que adorei a parte do livro que se passa na França do século XVII. Mas confesso que senti a falta de um pouquinho mais de convivência dos personagens principais com personagens daquela época, embora entenda os motivos de isso não ter acontecido!
Enfim, O Portal é um livro muito bom, muito bem escrito e encantador! Super recomendado, serviu para reforçar o quanto gosto da autora Eddie Van Feu!


PS: Existe uma conexão entre alguns personagens principais de O Portal com personagens secundário de Lua das Fadas. Mas vou deixar que vocês descubram!

PS2: Cronologicamente, O Portal acontece antes de Lua das Fadas. Mas não importa a sua ordem de leitura, não há influência de um livro no outro.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥