quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pollyanna Moça, de Eleanor H. Porter



Título: Pollyanna Moça
Título Original: Pollyanna Grows Up
Autor: Eleanor H. Porter
Tradutor: Luiz Fernando Martins
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2008
Ano Original de Lançamento: 1915
Nº de Páginas: 222
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
O livro Pollyanna moça conta duas histórias, que estão interligadas, mas que são bem definidas.
A primeira se passa quando Pollyanna, aos treze anos de idade, vai passar algum tempo na casa da amargurada viúva Mrs. Carew. Ela perdeu o marido e o filho em um espaço de apenas um ano. E depois que o querido sobrinho, Jamie, também sumiu, não havia mais alegrias na vida da pobre mulher, que tentava de tudo para encontrar a criança. E é nesse ambiente que Pollyanna vai viver durante o inverno, enquanto a tia faz uma viagem a qual preferiu não levá-la.
A segunda história se passa quando Pollyanna retorna, com a tia, após uma longa estadia na Alemanha. As coisas estão bem diferentes, já que a fortuna dos Harrington já não existe. Assim, a vida de Pollyanna não seria nada fácil. Mas, a garota, sempre muito espirituosa, vai descobrir maneiras de seguir em frente, ajudar a tia e ser feliz!
E Pollyanna irá, como sempre, usar o Jogo do Contente durante as duas histórias.
"Ela era órfã de mãe, e filha de um pastor pobre do Oeste, criada pela Sociedade das Senhoras Auxiliadoras com doações de Missionários, vindas em barris. Quando era uma menininha quis uma boneca, e tinha confiança de que ela viesse no próximo barril de doações; acontece que nada veio, a não ser um par de muletas. Claro, ela começou a chorar, e foi então que o pai ensinou-lhe um jogo para descobrir algo de bom em todas as coisas que aconteciam. Ele disse a ela que podia começar ficando muito contente por não precisar das muletas. Esse foi o início."

O que eu achei do livro:
Propositalmente, eu não coloquei nenhum detalhe referente ao livro Pollyanna na sinopse. É possível ler Pollyanna Moça sem ter lido o outro livro, mas já vou avisando que não é a melhor ideia. Ler na sequência é muito mais interessante, principalmente porque há menções aos acontecimentos do primeiro livro durante essa segunda história.
Nesse segundo livro, Eleanor H. Porter nos mostra um pouquinho da Pollyanna crescida - aos treze e aos vinte anos. E ela continua uma pessoa adorável, claro! É um prazer enorme acompanhar a vida da garota nesses dois momentos contados com tanto carinho. E o Jogo do Contente, que em alguns momentos poderia ser irritante, é o que dá o brilho à história! É inconcebível como essa menina consegue estar sempre feliz acerca de tudo e, mesmo assim, nunca parecer pedante, ou chata, ou qualquer outra coisa que possa ser considerada um defeito! Confesso que, quando estou triste, "Pollyannas" acabam me deixando irritada (pela sua felicidade irrestrita, volta às mais simples coisas da vida), mas também preciso confessar que é só em um primeiro momento, pois logo depois me dou conta do papel ridículo que estou fazendo e acabo ficando "contente", também, por alguma coisa simples, à qual não estava dando a devida importância! Seria uma delícia encontrar "Pollyannas" por aí! Fariam as pessoas mais felizes, sem dúvida.
A escrita de Elanor H. Porter é simples, fluída e deliciosa! O livro é de leitura bem rápida! Quando me dei conta, já estava terminando a história! Quem já teve o prazer de ler a primeira história, sabe como essa autora consegue escrever de maneira encantadora!
Embora nesse livro os personagens sejam muito bem construídos e a trama seja maravilhosa, eu não o considero tão bom quanto o primeiro. Principalmente pelo final da história, que é um tanto "contente" demais - com tudo se acertando em todos os pontos. Não vou entrar em detalhes, pois não quero contar o que acontece no final do livro, mas ainda assim gostaria de apontar que esse livro apenas não ganhou uma nota máxima, como o primeiro, devido ao seu final "contente demais". Todavia, isso não é motivo para que o considere um livro ruim, muito pelo contrário. Pollyanna Moça é uma leitura deliciosa e tão recomendada quanto o primeiro livro! Afinal de contas, quem não conhece Pollyanna desconhece uma das personagens mais amáveis da literatura universal.


Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


32 comentários:

  1. Pollyanna, amada e odiada ao mesmo tempo, rs
    Eu li o primeiro livro e gostei muito, mesmo tendo meus momento de irritação devido, como você disse, a felicidade irrestrita dessa garota que pratica como ninguém o 'jogo do contente'. Quero ler esse livro assim que tiver a oportunidade.
    :) 

    ResponderExcluir
  2. Oi, Nanie!

    Sempre ouvi falar sobre esse livros mas ainda não tive a oportunidade para ler. Gostei da sua dica.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Essa menina é realmente encantadora demais *-* Os dois livros são maravilhosos \o/

    ResponderExcluir
  4. É lindo mesmo! Adorei conhecer a Pollyanna crescida! Também indico para todos essa menina tão encantadora!

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

    ResponderExcluir
  5. Oi, Nanie.

    Sou apaixonada por Pollyanna, especialmente por este, que mostra o positivismo nas maiores adversidades. Adorei o final e li-o há muitos anos atrás. Foi um livro que marcou minha adolescência, assim como os do Pedro Bandeira, Marcos Rey, os da série  Vaga-lume, da coleção Primeiro Amor, que eram livrinhos ótimos e divertiam-nos demais. Tenho saudades de alguns.

    Os anos passam, mas Pollyanna continua bem atual e encantando todos que tiveram o prazer de conhece-la.

    Fico feliz em saber que apreciou o livro, mas a versão que li era outra capa. ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanie!!!
    A Pollyanna é mesmo uma graça!!! Li o primeiro livro quando estava na segunda série e até hoje guardo essas história comigo. Fiquei encantada com a felicidade constante da Pollyanna e foi um dos primeiros livros que me emocionou.
    Agora quero ler Pollyanna Moça e reler Pollyanna. Li já tem bastante tempo, 6 anos para ser mais exata.
    ;*
    Nathi Mota.
    http://nathieseuslivros.blogspot.com/
    @Nathi_Cullen 

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha Nanie. Vc conseguiu transmitir toda a essência do livro. Eu li os dois livros há muitos anos atrás e realmente essas histórias ficaram gravadas em meu coração. Parabéns pela excelente resenha!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  8. Então já tenho certeza que lerá esse!

    ResponderExcluir
  9. Adoro as suas resenhas, sempre deixam com vontade de ler o livro. Vou ler o primeiro livro e se eu gostar lei esse.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Ah! Tenho vontade de ler essa história, especialmente depois ter lido sua resenha do primeiro livro... Mas, eu tenho um certo problema com os livros da Martin Claret, nem sei bem dizer pq, que apesar de ser barata, fico desconfiada com a qualidade da obra... E as capas são tão estranhas! =S Sou tão implicante com coisa pouca...

    Mas vou seguir sua dica: vou procurar o livro para ler!! =)

    Bjuss

    ResponderExcluir
  11. A versão adulta não deve ser muito diferente da que você leu, apenas mais comprida, se for >< Afinal de contas, a história não é grande e a linguagem é bem simples!!! 
    Pollyanna é uma graça =D Se um dia reler, tenho certeza que irá adorar ^^
    Passava na sessão da tarde?! Ah... como eu não vi?! Também gosto de ver os filmes baseados em livros (mas sempre depois de ler o livro primeiro) =D 

    ResponderExcluir
  12. Oi Nanie!
    Bom, já disse em Pollyanna que só havia lido sua história em um livro mais infantil, através da escola (acho que eu ainda tenho esse livro, inclusive!), mas gostaria muito de ler as versões mais "adultas". Minha mãe sempre comenta dos livros, são alguns dos preferidos dela. Quem sabe um dia eu não pare com o sobrenatural e simplesmente abra espaço para o "Jogo do Contente".
    A propósito, você já assistiu ao filme? É de 1960 e costumava passar na televisão quando eu era um pouquinho mais nova, então acho que não me lembro direito dele. Mas acho que era legalzinho ;) Com certeza nem tão legal quanto o livro, claro, mas sempre acho legal ver os filmes também de alguns livros!

    Bom final de semana!
    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  13. O melhor é que a autora conseguiu colocar o Jogo do Contente com a Pollyanna maior >< Pq na criança é mais fácil de entender, por causa de toda a inocência e ingenuidade inerentes aos pequenos... Mas no adulto isso não seria possível... Mas a autora conseguiu mostrar como a personagem evoluiu de maneira incrível!!!

    ResponderExcluir
  14. Aaaaai, que vontade de ler!!! \o
    Eu adoro a ideia do jogo do contente!! =DD muito legal.
    Deve ser muito bacana ver o jogo do contente pelos de uma pessoa maior (a pollyanna crescida).
    =D

    ResponderExcluir
  15. Essa questão do tempo é um problema sério... Eu também tenho tantos livros para ler... e não tenho tempo para tudo ><
    Mas se conseguir encaixar um tempinho para Pollyanna, não irá se arrepender =D

    ResponderExcluir
  16. Se você adorou o primeiro, não pode mesmo deixar de ler o segundo =D

    ResponderExcluir
  17. Denise, é mesmo uma gracinha!!!! Alguns pontos desse também me agradaram a esse nível =) Embora eu não tenha gostado tanto do final >< Pollyanna e Pollyanna Moça são histórias apaixonantes *-*

    ResponderExcluir
  18. Como eu adoro ficar relendo meus livros, eu gosto mesmo de tê-los na estante! E Pollyanna é uma história que quero reler sempre, sempre e sempre =D Assim como Pollyanna Moça =)

    ResponderExcluir
  19. Hahahahha mas conhecendo a Pollyanna não tem como não lembrar dela em momentos de tristeza, né?!

    ResponderExcluir
  20. Não li Poliana :(
    Tenho vontade, mas não sei quando conseguirei tempo.
    ótima resenha, Nanie!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Nunca li Poliana Moça, nem sei por que já que adorei o primeiro.
    Quem sabe um dia eu leia...

    ResponderExcluir
  22. Oi Nanie, sabe essa histórias me cham e não me chamam atenção, a estória em si sim, mas o que me deixa com o pé atrás é sempre o modo da escrita mais antiga... mas enfim
    ótima resenha!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  23. eu já li os dois livros e amei esse até mesmo mais do que o outro em alguns momentos
    o romance que rola no livro é muito meigo e inocente dá vontade de se apaixonar também!

    ResponderExcluir
  24. Adoro Pollyanna li quando era mais nova e adorei *---* Vale a pena ter na estante para ler, alem do mais o jogo do contente é tão bom hihi :x
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  25. Eu ainda não li Pollyanna moça, mas ja li Pollyana e achei uma graça, lembro que adorei e algumas amigas, quando passávamos por momentos dificil falávamos umas para as outra: "Play Pollyanna"..rsrs

    ResponderExcluir
  26. Eu já havia lido a uns três anos atrás e me apaixonado *-* Foi uma delícia reler os livros =D

    ResponderExcluir
  27. Olá Nanie!!!Como já te disse li a Pollyanna de Monteiro Lobato.Amei a sua resenha,até reli a outra resenha para completar a história.Sairei a caça de Pollyanna Moça agora...só mesmo ela para brincar do jogo do contente morando com aquela tia...no fundo ,acho que é um grande ensinamento pra nós que ,de vez em quando, quase sempre,reclamamos de tudo.Bj.

    ResponderExcluir
  28. Oi Nanie!

    Voltei a infância lendo sua resenha.
    Eu li a série da Pollyanna quando ainda era muito criança, indicação de uma professora.
    A história é fofa demais!

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  29. Sempre fui doida pra ler esse livro...gosto de continuar as histórias, mas para ler ele preciso ler o 1º novamente, pois como eu já disse na outra resenha não me lembro de muita coisa...

    bjus

    ResponderExcluir
  30. Ei Nanie...

    Amiguinha como eu disse na resenha do livro 1 esse livro esta na minha listinha a um tempinho rsrs. Gostei bastante da sua resenha, dica anotadissima! Tenho muita curiosidade de ler e conhecer melhor essa personagem. Parace ser uma estoria apaixonante mesmo, beijos querida e parabéns pela resenha :)

    ResponderExcluir
  31. Conheço o livro da minha adolescencia e é maravilhoso para a formação de caráter e descobrimento de que em tudo pode-se ver o lado bom. Ele, com certeza ajudou-me bastante, gostaria de adquirir o Pollyanna Menina e Moça, mas não consigo. Ajudem-me, pois agora quero adquiri-los para minhas netas.

    ResponderExcluir
  32. É realmente uma história maravilhosa!
    Agora essa editora ainda está com capas novas, que certamente irão agradar ainda mais as suas netas! 
    Dá uma olhada nas capas: aqui e aqui!
    Eu não encontrei as novas versões disponíveis na internet - mas acredito que você consiga encontrá-las nas livrarias de sua cidade! 

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Nanie's World. Ler seu comentário é a parte mais bacana de ter um blog!
Leia os Termos de Uso e não insira links nos seus comentários!
Fale, fale, fale! Respondo sempre :)

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥