terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pollyanna, de Eleanor H. Porter



Título: Pollyanna
Título Original: Pollyanna
Autor: Eleanor H. Porter
Tradutor: Luiz Fernando Martins
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2007
Ano Original de Lançamento: 1913
Nº de Páginas: 179
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
A pequena Pollyanna há muito era órfã de mãe e vivia apenas com o pai - que era um missionário muito pobre.
Com a morte do pai, Pollyanna vai morar com a tia - uma senhora rica, porém muito amargurada.
"- Estou imaginando o que Miss Polly fará com uma criança na casa.
- E eu estou imaginando o que uma criança fará com Miss Polly na casa!"
A menina foi feliz da vida morar no sótão da rica mansão - o único cômodo que não era adornado com tapeçarias e quadros bonitos. Afinal de contas, tia Polly estava apenas fazendo a sua parte quando aceitou ficar com a menina.
Pollyanna, entretanto, não era uma criança comum. Com sua felicidade, irreverência, ingenuidade e com o "jogo do contente" ela muda não apenas a vida de sua tia, mas de toda a cidade!

O que eu achei do livro:
O que dizer de um livro como Pollyanna?
Não há muito o que dizer... Ou melhor, há tudo o que dizer. Há mais do que se possa dizer em uma resenha... ou até mesmo em uma biblioteca inteira!
Eleanor H. Porter escreveu um livro infantil, delicado. Com palavras simples, leitura rápida e gostosa. E o mais importante: uma das personagens mais cativantes de toda a literatura! Pollyanna não é apenas uma criança doce e alegre - ela é irritantemente contente! Acredite no que digo - você vai se apaixonar pela menina e também vai sentir um pouquinho de raiva dela em alguns momentos, afinal de contas, como assim alguém pode ficar tão contente e por coisas tão insignificantes? Mas tenha certeza: você vai se surpreender com essa garotinha e vai querer trazer um pouquinho do "jogo do contente" para a sua vida. Afinal de contas, se uma menina de onze anos conseguiu mudar toda uma cidade - e para muito melhor - apenas com esse jogo, por que você não conseguiria melhorar a sua própria vida?
"Bem, o jogo era encontrar um motivo para ficar contente com todas as coisas, não importa o que fossem. E começamos ali mesmo... com as muletas.
[...]
Acabamos acostumando a procurar alguma coisa para se ficar contente. E na maioria das vezes existe alguma coisa para se ficar contente, se procurarmos o suficiente."
Não entendeu direito do que se trata o jogo?! Oras... eu até poderia explicar, já que é um jogo muito simples! Mas vou deixar que Pollyanna o explique a você - afinal de contas, o jogo é dela!
Se você ainda não conhece esse livro, já passou da hora de conhecer! Uma leitura super agradável e mais do que obrigatória para todas as idades e todos os gostos!

PS: A primeira versão do livro foi publicada em 1913 e foi um grande sucesso! Pollyanna não encantou apenas essa blogueira que vos fala, mas toda uma geração. O livro foi adaptado para o cinema diversas vezes e foi traduzido para diversas línguas.
Pollyanna chegou ao Brasil em 1934 com tradução do célebre Monteiro Lobato (confesso, estou doida para comprar uma edição com tradução de Monteiro Lobato para mim!).

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥