Título: Uma Ilha no Oceano
Título Original: En ö i havet
Autor: Annika Thor
Tradução: Monica Goldsmith
Editora: Galera Record
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 1996
Nº de Páginas: 237
Comprar Online: Saraiva
Sobre o livro:
Steffi e Nelli são mandadas para um país estrangeiro. Elas terão que viver com uma família adotiva.
"- O fim do mundo - pensa Steffi - Isto aqui é o fim do mundo."Enquanto isso, seus pais continuam em Viena, de onde elas tiveram que sair por causa da guerra e de todos os problemas enfrentados pelos judeus.
O pior, porém, é que Steffi e Nelli não irão morar juntas, cada uma irá morar com uma família. E, enquanto Nelli consegue se adaptar bem à vida na Suécia, Steffi encontra várias dificuldades.
O que eu achei do livro:
Um livro tocante, mesmo tendo sido escrito para crianças.
Até hoje eu não consigo acreditar nas crueldades que o ser humano foi capaz de fazer durante as duas grandes guerras mundiais. Por mais que eu estude o assunto, por mais que veja fotos, depoimentos e gravações - tudo parece um tanto nebuloso, como se não pudesse realmente ser verdade. Mas, infelizmente, é.
O livro Uma Ilha no Oceano é um livro leve - indicado para todas as idades - mas que consegue retratar as reviravoltas na vida dessas duas meninas, que foram retiradas do lar por causa das ações xenofóbicas de um povo humilhado. Não foi à toa que o livro ganhou tantos prêmios, apesar de ser o romance de estreia de Annika Thor. Com uma escrita simples, porém muito sensível, ela nos leva à Suécia da década de quarenta e as dificuldades enfrentadas por duas estrangeiras, judias (um agravante na época), que não sabia falar a língua do país.
Os personagens são densos. Podemos sentir as frustrações de Steffi, principalmente quando vê que a irmã consegue se adaptar enquanto ela mal consegue continuar...
Talvez por ser um livro infantil, talvez por outro motivo qualquer, eu senti falta de um pouco mais de realidade e intensidade no livro. Em alguns momentos, me senti acompanhando a história através de uma janela suja e não através dos olhos límpidos dos personagens... Só por esse motivo, eu não dou a nota máxima ao livro. Mas, justamente por esse motivo, eu recomendo a leitura desse livro para todas as idades e para todos os gostos - é uma história incrível e muito linda!
Apesar de ainda não consegui acreditar em todas as atrocidades cometidas durante essa época (e não apenas nessa época), é necessário encarar a realidade e saber do que aconteceu - para que não mais façamos algo nem de perto parecido.
Nota:
Dificuldade de Leitura: