
Título: O Sonho de Uma Noite de Verão
Título Original: Midsummer Night's Dream
Autor: William Shakespeare
Editora: Martin Claret
Ano da Edição: 2006
Ano Original de Lançamento: 1596
Nº de Páginas: 90
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Egeu procura Teseu para resolver a questão do casamento de sua filha. Ele, como pai, deseja que sua filha case-se com Demétrio - que a ama. Mas Hérmia está apaixonada por Lisandro, que também a ama. Ela não quer aceitar o pretende que o pai deseja impor-lhe, pois seu coração já tem dono. Helena, amiga de Hérmia, por sua vez, é apaixonada por Demétrio, que não lhe dá bola.
Oberon, rei das Fadas, decide intervir nessa quadrilha amorosa. E manda Puck - seu súdito mais brincalhão - colocar uma poção nos olhos de Demétrio - para que ele passa a amar Helena e possam ser formados dois felizes casais! Mas Puck, um eterno trapalhão, acaba por colocar a poção nos olhos de Lisandro. Assim se forma a quadrilha que compõe essa tão conhecida e aclamada comédia.
"O amor não enxerga com os olhos, mas com a alma, e, por este motivo, o alado Eros aparece cego nas pinturas. Nem na mente do amor foi registrado qualquer sinal de discernimento. Asas sem olhos são emblema de pressa imprudente e, por causa disso, dizem que o amor é uma criança, porque na escolha erra frequentemente."
O que eu achei do livro:
O que falar de uma obra já tão elogiada? Fico até sem jeito. Mas não há como não dizer que é uma delícia!
Eu já havia lido esse livro há algum tempo, mas depois de ler O Rei de Ferro, onde Puck é um dos personagens principais, eu precisei reler o livro - para ver como era o Puck de Shakespeare. E ele é o mesmo brincalhão!
Fico muito feliz de ter relido essa história cativante. É muito gostoso acompanhar as trapalhadas dos personagens e as loucuras do amor. As loucuras de ora ama uma, ora ama outra é hilário!
Shakespeare é um mestre na arte da escrita, uma delícia ler as palavras escritas por esse grande mestre. Felizmente, a tradução que eu li está muito boa, muito bem feita! Acho importante também ressaltar que o livro foi escrito há mais de quatrocentos anos e, portanto, tem uma escrita mais rebuscada, com palavras mais difíceis. Entretanto, é tão cativante e contém tão poucas páginas, que mesmo quem não está acostumado a esse vocabulário, não irá se sentir perdido - conseguirá se deleitar, da mesma forma, com essa comédia maravilhosa escrita por Shakespeare. Se você nunca leu nenhum texto do gênero dramático (originalmente escrito para ser encenado no teatro), O Sonho de Uma Noite de Verão é uma ótima pedida para começar a se embrenhar nesse gênero!
Não sabe-se ao certo a época em que o texto foi escrito - embora haja indícios de que tenha sido escrita entre 1594 e 1596) e nem para que finalidade. Mas, uma das conjecturas é que essa peça super divertida tenha sido escrita para ser encenada na festa da noite de São João - então aproveite o dia de hoje para desfrutar desse texto tão gostoso!
Não posso negar que fiquei morrendo de vontade de assistir essa peça sendo encenada.
Nota:
Dificuldade de Leitura: