sexta-feira, 10 de junho de 2011

Destino, de Ally Condie


Título: Destino
Título Original: Matched
Autor: Ally Condie
Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 238
Série: Destino - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva


Sobre o livro:
Cassia é uma adolescente de 17 anos. E por isso mesmo irá participar do Banquete do Par - um evento onde ela ficará sabendo o par que a Sociedade escolheu para ela.
Ela fica muito surpresa quando descobre que Xander, seu grande amigo, foi o escolhido. Entretanto, essa não é a única surpresa que terá.
Ela confia plenamente na Sociedade - obedece todas as imposições, não faz perguntas, é feliz com o que a Sociedade determina que seja o melhor para sua vida. É um cidadão exemplar.
Até que vê o rosto de Ky, um vizinho, no lugar onde apenas o rosto de Xander deveria aparecer.
As coisas, então, começam a mudar de figura. Cassia não consegue mais ser apenas aquela menina que confiava na Sociedade e achava que estava tudo bem. Porque ela agora precisa de mais e mais e mais. Precisa de respostas. Precisa escolher.
"Deitada na cama, com o corpo e a alma machucados e cansados, percebo que os Funcionários têm razão. Assim que você deseja alguma coisa, tudo muda. Agora eu quero tudo. Mais e mais e mais. Quero escolher meu trabalho. Casar com quem eu escolher. Comer torta no café da manhã e correr numa rua de verdade, não num rastreador. Ir rápido quando quiser, e devagar quando quiser. Decidir quais são os poemas que eu quero ler e quais as palavras que quero escrever. Há tanta coisa que quero."

O que eu achei do livro:
Destino foi uma grata surpresa! Estava com altas expectativas quanto ao livro e posso dizer que não me decepcionei, muito pelo contrário!
Ally Condie criou o mundo perfeito - onde tudo dá certo, as pessoas vivem muito, casam com o melhor par possível, comem uma refeição balanceada, tem horas de lazer em locais apropriados, não há violência, não há doenças. Entretanto, não há liberdade. Escolhas, questionamentos, desejos - nada disso existe no mundo em que Cassie vive. Não é possível ler esse livro sem se perguntar "estou deixando que me levem?", "estou questionando pouco?", "estou deixando que outros façam escolhas por mim?". E só por me fazer questionar minhas próprias escolhas, esse livro já ganhou meu coração. Gosto de livros que me façam pensar. E esse é um deles.
Tudo no mundo de Cassie é restrito e escolhido pela Sociedade. São apenas 100 poemas, 100 canções, 100 lições de História. Nada pode ser criado - apenas copiado. Você não tem o direito de fazer o que quiser, ou de escolher o que irá comer. A Sociedade define tudo. Até mesmo o seu Par. E embarcar nesse mundo criado por Ally Condie é uma delícia. Uma delícia porque nos faz refletir sobre as nossas escolhas na nossa sociedade. No que estamos fazendo para que o nosso mundo chegue lá. Não seria assim algo tão absurdo de acontecer. Eu até posso imaginar os meus tataranetos vivendo em um mundo. Não que eu queira. Essa é a questão. O que podemos fazer para não chegar lá.
A escrita de Ally Condie é simples e gostosa. O ritmo do livro não é tão rápido, mas tampouco é lento demais. É gostoso, leve, fluidio. E sim, para as aficcionadas em romance, tem romance no meio. Inclusive, é esse romance que não me deixa dar nota máxima ao livro. Porque eu não consegui entender completamente as aflições amoras de Cassie e tampouco consegui discernir as suas dúvidas. Entender os seus motivos. A única parte, portanto, que não me agradou tanto assim foi o romance. Eu gostaria de ter visto um pouco mais do questionamento de Cassia quanto a outros pontos na Sociedade, sua rebeldia contra o sistema. Ainda assim, parece que a continuação irá trazer mais disso - mesmo que a base seja o romance.
Enfim, Destino é um livro inesquecível. Que irá lembrá-lo do quanto é importante questionar. Do quanto é valorosa a nossa liberdade!
"E lembre-se: você tem o direito de questionar."

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥