
Título: Anna e o Beijo Francês
Título Original: Anna and the French Kiss
Autor: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Ano da Edição: 2011
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 288
Comprar Online: Saraiva
Sobre o livro:
Anna não sabe nada sobre a França, mas isso não importa. Aliás, por mais que tivesse argumentado, chorado, implorado, seu pai não mudou de ideia. Ela irá passar o seu último ano de Ensino Médio estudando em uma escola para americanos em Paris.
"Isso é tudo o que sei sobre a França: Madeline, Amélie e Moulin Rouge. A Torre Eiffel e o Arco do Triunfo também, embora eu não saiba qual a verdadeira função de nenhum dos dois. Napoleão, Maria Antonieta e vários reis chamados Louis. Também não estou certa do que eles fizeram, mas acho que tem alguma coisa a ver com a Revolução Francesa, que tem algo a ver com o Dia da Bastilha. O museu de arte chama-se Louvre, tem o formato de uma pirâmide, e a Mona Lisa vive lá junto com a estátua da mulher sem braços. E tem cafés e bistrôs - ou qualquer nome que eles dão a estes - em cada esquina. E mímicos. A comida é supostamente boa, as pessoas bebem muito vinho e fumam muitos cigarros.Anna tem as piores impressões possível de Paris e mal pode esperar para voltar para casa. Porém, ela não contava com as surpresas que a esperavam: como o café, os cinemas em cada esquina e, principalmente, St. Clair - uma paixão inesperada e avassaladora - mas não fácil.
Ouvi dizer que eles não gostam de americanos nem de tênis brancos."
O que eu achei do livro:
Anna e o Beijo Francês é uma história encantadora!
A escrita de Stephanie Perkins é simples, fluidia e deliciosa de se ler! É aquele tipo de história que é devorada em apenas algumas horas - quase impossível de se largar!
Ela constrói personagens muito humanos e muito atuais. Com dramas que podemos sentir, quase como se tudo estivesse acontecendo com nós mesmos. É muito interessante ver como Anna é uma típica garota americana, até mesmo em seus preconceitos quanto ao estrangeiro, ao desconhecido.
O cenário da história também não poderia ser mais maravilhoso - Paris! Enquanto nos embebedamos na história de Anna, no seu amor, curtimos um pouco de Paris - podemos passear por sua rua, vislumbrar seus costumes e sonhar com uma viagem para lá!
"Reconheço-a de fotografias, claro. Mas se Saint-Étienne é uma catedral, então não é nada, nada comparada a Notre-Dame. O prédio é como um grande navio a todo vapor pelo rio. Monumental. Monstruoso. Majestoso. É acesa de forma que lembra a Disneylândia, mas é muito mais mágica do que qualquer coisa que Walt possa ter sonhado. Pilhas de uvas verdes derramam-se pelo rio, completamente o conto de fadas."
"A princípio tudo parecia muito sofisticado para o meu gosto, mas três meses nessa situação e passei a entender por que os franceses são famosos pela sua comida. As refeições aqui são saborosas. Jantares nos restaurantes são medidos em horas, não em minutos. É tudo tão diferente da América. Parisienses andam pelo mercado o dia todo para comprar as melhores frutas e legumes e frequentam lojas diferenciadas para comprar queijo, peixe, carne, frango e vinho. E bolo."O romance entre Anna e St. Clair é delicioso! Embriagante, sedoso! Entretanto, eu não pude deixar de sentir pela relação entre St. Clair e sua ex-namorada. Não sei se é por causa do momento que estou passando (sim, minha vida influencia completamente as leituras que faço), ou se simplesmente sou uma romântica incorrigível, mas o fato é que, ao mesmo tempo em que me deliciei com o romance entre Anna e St. Clair, eu não pude deixar de me ressentir pelo relacionamento de St. Clair e sua Ellie.
Só uma coisa me desagradou no livro, a revisão e diagramação. Tem muita coisa errada, o que me deixa muito triste. O fato de discursos diretos começarem no meio de um parágrafo também me incomoda - gosto da ideia de "parágrafo, travessão, fala". Mas o que mais me desagradou foi a falta dos travessões separando o que era fala e o que era pensamento ou atitude. Isso atrapalha efetivamente a leitura. Ainda assim, esse é um livro maravilhoso!
Anna e o Beijo Francês, um romance de dar água na boca!
Nota:
Dificuldade de Leitura: