quinta-feira, 31 de março de 2011

Entrevista com Vanessa Bosso: Entendendo os motivos da saída da autora da editora Arelli


Vanessa Bosso, autora de "2012: Uma aventura no fim do mundo", iria publicar "O Elemental" agora em Abril pela editora Arielli. Ontem (30 de Março de 2011), entretanto, publicou em seu blog uma nota dizendo que estava se desligando da editora e que seu livro não seria mais publicado por lá, mas sim de forma independente. Como fã da autora e de suas obras, resolvi entrar em contato e fazer uma entrevista, tentando entender os porquês dessa desistência tão próxima à data de lançamento.


Nanie: Vanessa, por que você decidiu sair da Arielli?
Vanessa Bosso: Faltava apenas um mês para o lançamento de O Elemental. Tudo parecia correr bem, exceto por um motivo: eu ainda não tinha contrato assinado.
Também achei algumas coisas muito estranhas no decorrer dos meses em que estive ligada à editora.
Ontem, por desencargo de consciência, resolvi fazer uma busca no banco de dados do ISBN. Descobri que O Destino Do Amor, da linda autora Caroline Farias, ainda não tinha seu número devidamente registrado como manda a lei brasileira.
Também descobri que o livro da autora Nessie Araújo, cujo lançamento seria nesta última quarta feira, dia 30, também não possuía registro no ISBN.
Achei muito estranho.
Fiz uma nova pesquisa utilizando alguns de meus contatos no meio empresarial e contatei minha advogada e meu contador.
Todas as pesquisas feitas levavam a crer que a Editora Arielli não existe como empresa.


Nanie: Há quanto tempo você já estava em negociação com a Arielli?
Vanessa Bosso: Desde dezembro de 2010. A Editora Arielli aceitou a publicação de três livros de minha autoria: O Elemental, Senhor do Amanhã e O Imortal.


Nanie: E nenhum dos três livros tinha contrato? Ou só O Elemental que estava com esse ponto pendente?
Vanessa Bosso: Nunca vi o contrato. O que acho muito estranho, porque quando fechei com a Novo Século a publicação do 2012, a primeira etapa do processo foi: assinar o contrato!


Nanie: Mas você não pagou nada à Arielli, certo?
Vanessa Bosso: Correto. Não paguei nada.


Nanie: Quando você começou a desconfiar que alguma coisa estava errada?
Vanessa Bosso: Quando o lançamento do livro Eshan foi adiado. Como o lançamento seria em Ribeirão Preto, onde moro, fui eu que fiz o contato com a livraria escolhida para a noite de autógrafos. Quando pedi à Editora Arielli que me passasse os dados da empresa e o ISBN do livro, senti no meu íntimo que algo estava muito errado. A Editora assumiu o contato com a livraria e eu não tive acesso ao CNPJ da empresa e nem ao ISBN do livro. Aliás, a livraria me confirmou que também não possui esses dados.


Nanie: Então, você está mesmo fora da Arielli. A saída foi amigável? Houve algum tipo de briga com alguém da editora?
Vanessa Bosso: Eu sou da paz. Jamais brigaria com alguém. O sonho da Nessie Araújo é muito lindo, mas, é ainda um sonho. Se ela tivesse me informado da real situação, é provável que eu ainda estivesse na editora. Como descobri a situação da pior forma, me senti excluída. Enganada é uma palavra forte demais, mas, em certo momento, foi exatamente assim que me senti.


Nanie: E como ficam os seus livros? Eles serão publicados? Você já tem outra editora em mente? Irá procurar uma editora ainda ou pensa em publicar independente?
Vanessa Bosso: Estou pensando em todas as possibilidades. É provável que O ELEMENTAL eu faça de forma independente. Quanto aos outros dois livros, já vou enviar o original para algumas editoras e aguardar.


Nanie: Então isso é uma boa notícia. Você não irá desistir dos seus livros, certo?
Vanessa Bosso: De maneira alguma! São três livros muito bons e acredito que serão bem aceitos no mercado. Tive muito trabalho e muito amor por essas obras. Desistir não consta do meu dicionário! Rs


Nanie: Nós fãs agradecemos por não desistir de seus livros! Agradecemos também por ter contado o que aconteceu e ter exposto os seus motivos.
Acredito que tudo será para o melhor. Iremos aguardar ansiosamente o lançamento de "O Elemental" e também das outras duas histórias.
Muito obrigada pela entrevista e pela sinceridade!
Vanessa Bosso: Nanie, eu só gostaria de ressaltar que Nessie Araújo é uma guerreira. Nunca conheci uma mulher tão forte e decidida. Torço pelo sucesso da Editora Arielli e dos autores que lá estão. Tem gente muito boa por ali e excelentes obras! Desejo a todos muito sucesso e que Nessie Araújo consiga atingir todos os seus objetivos e realizar seus sonhos. Não ficou qualquer mágoa ou ressentimento. Como eu disse, eu sou da paz. Eu vibro pela paz. E vibrarei muito quando a Editora Arielli for o grande sucesso que promete ser. Beijo grande a todos e muito obrigada por esse espaço!

 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥