domingo, 14 de novembro de 2010

Querido John, de Nicholas Sparks



Título: Querido John
Título Original: Dear John
Autor: Nicholas Sparks
Tradutora: Patrícia de Cia
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-63219-77-0
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 288
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sobre o livro:
John não foi um menino fácil. Criado apenas pelo pai, que sempre fora uma pessoa introspectiva e não sociável, John foi um menino rebelde. Conseguiu terminar a escola muito mal, chegando até mesmo a acreditar que os professores haviam feito de tudo para passá-lo de ano e não terem que aturá-lo mais. Faculdade, então, não estava nos seus planos.
E assim ele ficou pulando de emprego em emprego, sem encontrar nada que realmente o agradasse. Até que uma namorada, que estava na faculdade, terminou o romance com ele dizendo que ele não era comprometido e que não teria como dar certo.
Foi então que John percebeu que a vida não ia bem. E ele se alistou no exército e foi mandado para a Alemanha. E foi no verão, em uma de suas licenças, que ele voltou para casa e tudo aconteceu.
Acredite em mim, encontrar uma garota era a última coisa que passaria pela minha cabeça.
Foi quando a vi caminhando até o píer. Ou melhor, duas garotas passeando. Uma era alta e loira; a outra, uma morena atraente, ambas um pouco mais novas do que eu. [...] Porém, por mais que tentasse não conseguia parar de olhar para a morena."
Savannah estava na cidade para construir casas para os necessitados. Mas naquele dia, ela simplesmente passeava pela praia com uma amiga. E mesmo que John afirme não acreditar em amor à primeira vista, foi exatamente isso que aconteceu. Antes mesmo dele heroicamente salvar a bolsa de Savannah, eles já estavam apaixonados. E vivem as duas semanas mais lindas da vida de ambos - duas semanas que irão marcá-los para sempre. Mas, então, a licença de John acaba e ele tem que voltar para a Alemanha.
Savannah diz que vai esperar John, já que não falta muito para ser liberado pelo exército. Mas nem tudo acontece como gostaríamos...

O que eu achei do livro:
O livro é sensacional! Mais uma vez eu me rendo ao talento inegável de Nicholas Sparks. Sem dúvida alguma ele é um ótimo escritor e sabe me fazer chorar. Não tem como não chorar em um livro como esse, mesmo se segurando muito.
Eu só li dois livros de Sparks, então não dá para falar de forma segura, mas, ao menos nos dois que li, existe um pequeno toque de previsibilidade. Quero dizer, não é que você sabe desde o início exatamente o que vai acontecer, mas dá para ter uma ideia e ela se confirma. E olha que sou uma pessoa bem lerda, inclusive para isso. Mas nem assim estraga em nada a história - que é linda e tocante!
Outra coisa que adorei nesse livro foram as referências a tópicos da atualidade, o que só fez a história soar ainda mais real.
Eu também lia muito. No exército, há muito tempo para ler, e as pessoas trocam livros o tempo todo ou os pegam emprestados na biblioteca até as capas ficarem gastas. Não quero dar a impressão de ter me tornado um intelectual. Não me interessava por Chaucer, Proust, Dostoievski ou qualquer outro escritor morto; lia principalmente mistério, suspense, livros de Stephen King e tomei gosto especial por Carl Hiaasen. Acho que, se as escolas nos mandasse ler esses livros nas aulas de literatura, teríamos muito mais leitores no mundo."
"'Sério. Todo tipo de camarão que você pode imaginar. Você conhece a cena de Forest Gump quando Bubba conta para Forrest todas as maneiras de preparar camarão? Grelhadas, salteados, na churrasqueira, Cajun, com limão, Creole, coquetel de camarão... Este é o lugar.'"
E quando eu li ele falando de Stephen King (que é o meu autor favorito) eu achei o máximo!!! E também me apaixonei pela citação de Forrest Gump. Esse é um filme que eu adoro e essa cena que ele cita - do Bubba contando todos os tipos de camarão que sua mãe fazia enquanto os dois limpam as coisas - é simplesmente uma das melhores cenas do filme e, certamente, é a que eu sempre me lembro com mais perfeição!
Esse é um livro super recomendado!!! Só não ganhou nota dez porque o final não é tão bom quanto eu gostaria que fosse... Eu gostei muito mais do final d' A Última Música. Mas é um livro excelente que vale muito a pena ler!!!

PS: Não sei se vocês notaram... mas na capa a imagem de Savannah é uma menina loira... bem, no livro ela é morena... Sempre me sinto incomodada com esses pequenos detalhes. E por algumas linhas, eu pensei que ela era a menina errada...

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 



 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥