quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Leviatã, de Scott Westerfeld


Leviatã, de Scott Westerfeld
Galera Record - 365 páginas
A Primeira Guerra Mundial recontada de uma maneira completamente diferente e irresistível.




Título: Leviatã
Título Original: Leviathan
Tradutor: André Gordirro
Ilustrador: Keith Thompson
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-01-09758-3
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 365
Série: Leviatã - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva




Sinopse:
Alex é acordado no meio da noite por alguns de seus instrutores. Seria realmente possível que ele estivesse no meio de uma aula noturna? E justamente quando não havia ninguém em casa?
O que o menino não sabia, mas logo iria descobrir, é que seus pais haviam sido mortos e ele corria perigo por ser o herdeiro.
Seus instrutores estavam tentando salvar a sua vida.

Deryn é apenas uma garota - muito nova e, ainda por cima, feminina. Não no sentido de que ela goste de coisas de menina, porque ela não gosta. E justamente por isso, ela se veste de menino para tentar conseguir uma vaga na Aeronáutica.
Será que ela consegue realizar o seu sonho de continuar a voar? Se ela conseguir a vaga, terá que fingir ser um menino o tempo todo - e isso não vai ser fácil.


O que eu achei do livro:
Maravilhoso!

Já há algum tempo eu tinha vontade de conhecer a escrita de Scott Westerfeld, mas a oportunidade ainda não havia surgido.
Preciso dizer que não me decepcionei nem um pouco - o autor é realmente muito bom!
Com uma escrita simples e dinâmica, Scott Westerfeld criou um enredo envolvente e empolgante, que faz com que o leitor fique preso às páginas de seu livro - devorando vorazmente a história que está sendo contada.

Uma das coisas que mais me agradou foi a junção de realidade e ficção feita por Westerfeld. No final do livro, o autor explica brevemente o que é fato e o que é ficção, para que o leitor não fique perdido. A primeira guerra não é ficção, infelizmente, e foi apenas o início de uma triste época.
A forma como o autor costurou suas teorias com a realidade é realmente embriagante e é possível perceber que ele fez um excelente trabalho de pesquisa - não apenas quanto aos fatos históricos relacionados à Primeira Guerra, mas também em mecânica e biologia.

Nesse livro, o autor explora bastante a ideia do steampunk - inventando maquinações impressionantes e misturando passado e futuro de forma mágica.
Ele divide o mundo em dois: os mekanistas, que contam com as máquinas e suas engrenagens, e os darwinistas, que contam basicamente com a manipulação genética de seres vivos para criar "máquinas" vivas.
Todo o universo do livro é encantador e deslumbrante! Eu achei muito bacana a forma como o autor mostrou as suas invencionices.

As ilustrações de Keith Thompson certamente ajudaram a deixar o livro ainda mais bacana (clique aqui para ver uma ilustração)! São extramente bem feitas e bonitas e ajudam o leitor a visualizar o mundo criado por Westerfeld. O que achei mais incrível é que as ilustrações ficaram super acuradas e muito deslumbrantes.

O único ponto negativo do livro é que ele não tem final. Quem acompanha as minhas resenhas sabe que eu gosto de séries, mas mesmo sendo parte de uma série espero que um livro tenha um final bem feito. Pontas soltas são aceitáveis, claro, afinal de contas o autor precisa deixar o leitor ansioso pelos próximos volumes (e ele me deixou ansiosa pelo próximo), mas terminar o livro sem dar algum tipo de finalização à história que está sendo contada naquele volume não me agrada.
E isso aconteceu nesse livro. Ainda assim, entretanto, eu amei essa aventura e estou muito ansiosa pela continuação, que eu espero que não demore a ser lançada aqui no Brasil, pois eu preciso saber o que acontece.

Leviatã é uma aventura deliciosa, que reconta de forma mística a história da Primeira Guerra Mundial misturando fantasia e vida real de forma encantadora. Super recomendado!


PS: No verso da capa do livro há um mapa PERFEITO (e todo colorido) da Europa de 1914. Mas não é um mapa como qualquer outra que você já tenha visto, com certeza!
O mapa é desenhado de acordo com a divisão do mundo em Darwinistas e Mekanistas (e, claro, em países neutros) e ficou incrível. Acho que é um dos mapas mais lindos que já vi.


Nota: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥