A Última Carta de Amor, de Jojo MoyesIntrínseca - 378 páginasPrepare-se para se emocionar com uma linda história de amor.

Título: A Última Carta de Amor
Título Original: The Last Letter From Your Lover
Autor: Jojo Moyes
Tradutor: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 378
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sinopse:
Ellie Haworth é uma mulher que trilha o caminho que sempre sonhou. Ou não exatamente, se ela conseguisse confessar para si mesmas as suas frustrações.
Em meio a uma pesquisa para uma reportagem que precisa escrever, ela encontra uma carta de amor - que data de mais de quarenta anos.
E é através dessa carta que somos introduzidos à vida de Jennifer Stirling, que viveu na década de 60 - como a mulher de um importante empresário.
Onde será que essa história nos levará?
O que eu achei do livro:
A sinopse foi curta, porque não quero contar nenhum detalhe dessa história incrível! Eu me apaixonei por A Última Carta de Amor - que já entrou para meus livros favoritos - e espero que você também se apaixone.
Jojo Moyes escreveu sua história de maneira maravilhosa! Com uma narrativa em terceira pessoa, ela intercala capítulos no presente, com capítulos em momentos do passado. Enquanto isso, os leitores são levados a conhecer seus personagens - que são tão humanos quanto é possível ser. A escrita da autora é linda, mas é bastante descritiva. Algumas pessoas talvez considerem que a história tem uma ritmo lento, mas para mim ela tem o ritmo perfeito - combinado com descrições que me maravilharam.
Desde já aviso: retire essa sua toga e deixe o julgamento de lado, tanto quando for possível, ao menos. Confesso que como todas as outras pessoas do mundo que precisam respirar para viver, eu julgo também. E não diga que você não é assim, porque isso é parte inerente do ser humano. Todos nós julgamos. E nesse livro não há como não fazer isso. Elli, uma das protagonistas, vive um relacionamento amoroso com um cara casado. Logo que li isso, já achei que não iria gostar tanto da história. Essa coisa de traição não é algo que me seduz, porque não consigo parar de pensar naquela pessoa que está sendo traída - acho que tudo seria mais fácil se o relacionamento fosse terminado antes do outro ser iniciado. Em vários momentos, eu quis sacudir a Ellie. Dar um safanão, colocá-la de castigo. E não foi tão diferente assim com Jennifer - embora ela viva uma história bastante diferente em uma época também muito diferente. É impossível não julgar os personagens - pensar o que faríamos no lugar deles. É irresistível imaginá-los na vida real. São muito bem construídos e apaixonantes. O leitor se verá fisgado pelo enredo e irá se deleitar ao vivenciar a vida dessas pessoas.
A edição da Intrínseca ficou linda demais! Além da capa, que é muito bonita, o trabalho gráfico no interior do livro ficou encantador. A tradução e a revisão também estão muito boas.
O livro não é parte de uma série e tem um dos finais mais lindos que já pude ler! É emocionante - prepara-se para chorar mesmo que seu coração seja feito de pedra. Como não sonhar depois de ler uma história tão linda quanto essa? Impossível.
Mal posso esperar para ler outros livros da autora (tenho um aqui em casa que comprei há muito tempo e até hoje não tinha lido... mas agora acho que não vou conseguir esperar muito antes de iniciar a leitura dele).
Leia A Última Carta de Amor - um romance maravilhoso, que levará qualquer leitor a sonhar com o impossível novamente.
PS: O livro é, essencialmente, um drama romântico, muito emocionante. Mas nem por isso deixa de ter momentos divertidos! As páginas 250 e 315 são particularmente engraçadas! A segunda me levou a um ataque de risos histérico (ainda bem que estava em casa).
Nota:
Dificuldade de Leitura: