sexta-feira, 1 de junho de 2012

Oksa Pollock e o Mundo Invisível, de Anne Plichota e Cendrine Wolf

Oksa Pollock e o Mundo Invisível, de Anne Plichota e Cendrine Wolf
Suma de Letras - 424 páginas
Um livro que poderia ser bom, mas não foi.




Título: Oksa Pollock e o Mundo Invisível
Título Original: Oksa Pollock - L'Inespérée
Autor: Anne Plichota e Cendrine Wolf
Tradutor: Jorge Bastos
Editora: Suma de Letras
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2010
Nº de Páginas: 424
Série: Oksa Pollock - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino

Sinopse:
Oksa acaba de mudar com os pais para a Inglaterra. Eles moravam na França, mas o pai decidiu que iria abrir o próprio restaurante em Londres e lá foram todos eles.
Ainda bem que Gus, o melhor amigo da menina, também tinha se mudado para o novo país.
Coisas estranhas vem acontecendo com a menina - poderes que ela nem sabia que tinha. O que era aquilo?
Oksa é descendente de uma raça que vem de um lugar especial - onde a magia é possível. E agora está nas mãos dela salvar o seu povo.

O que eu achei do livro:
Sinopse meia-boca, né?! Eu sei.
Nesses dois anos de blog eu nunca abandonei um livro. Já havia feito isso antes na minha vida, algumas poucas vezes. Eu não gosto de abandonar uma leitura, porque sempre acho que posso ser surpreendida no final e ganhar alguma coisa boa.
Mas com Oksa Pollock não teve jeito. Eu abandonei o livro na página 269, e foi uma luta para chegar até lá.
Anne Plichota e Cendrine Wolf não conseguiram conquistar em nenhum aspecto de sua obra. Eu achei a escrita das autoras bem imatura, precisando de uma melhora significativa. E não é porque o livro é infanto-juvenil não! Quem acompanha o blog sabe que eu gosto de livros infanto-juvenis e livros infantis também, mas tem que ser bem escritos - o que, infelizmente, não é o caso de Oksa Pollock.
Achei os personagens muito forçados, com diálogos nada naturais e irritantes. O enredo também não conseguiu me prender - muita informação, pouco desenvolvimento e uma história que, apesar dos parágrafos curtos e muito diálogos, está longe de ser dinâmica. As autoras tentaram criar um mundo místico - cheio de seres diferentes e poderes mágicos. Mas eu achei os seres muito sem graças, quando não irritantes, e as magias praticadas extremamente forçadas.
Não sei o quanto disso é culpa da tradução, mas muitas coisas nos termos usados no livro me desagradaram. Por exemplo, Gus, o melhor amigo de Oksa, que já tem 13 anos, chama a menina por "amiga". Isso, que já seria estranho em uma menina, é ainda mais estranho em um menino. E usar isso toda hora me tirava do sério. Cada vez que eu lia um "amiga" no final de uma das frases de Gus, sentia vontade de jogar o livro na parede. A utilização de termos como "salve-se quem puder", "de dentro", "de fora", "volticalar" - não consigo descrever em palavras o quanto a utilização dessas expressões me desagradaram.
A revisão do livro também deixou muito a desejar - mais uma vez o imperativo está conjugado em segunda pessoa enquanto o restante do texto está em terceira. Já havia visto isso em outro livro da Suma - daquela vez a história era boa, então o problema incomodava, mas a leitura valia a pena.
Eu vi várias pessoas resenhando o livro e dizendo o quanto gostaram. Respeito a opinião dessas pessoas, mas não consigo entendê-las. Não recomendo a leitura de Oksa Pollock para ninguém - o livro é realmente muito fraco, mas essa é a minha opinião e tem muita gente que não concorda. Quem quiser ler Oksa Pollock, que o faça por sua própria conta e risco.

PS: Eu já estava batalhando para terminar essa história há algumas semanas, até que ontem o Felipe Fagundes e a Lilian Silva me convenceram de que o mundo não iria acabar se eu abandonasse o livro. E foi mesmo uma alívio não terminar essa história.

PS2: Eu acho que uma resenha precisa ser sempre sincera, mas acima de tudo respeitosa! Portanto, com medo de que a resenha estivesse faltando com respeito à obra, às autoras ou à editora (justamente porque eu não gostei do livro) pedi a opinião de três amigos: Felipe Fagundes, Hérida Ruyz e Juh Sutti. Muito obrigada pela ajuda.

Nota: 








Dificuldade de Leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥