segunda-feira, 28 de maio de 2012

Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson

Garotas de Vidro, de Laurie Halse Anderson
Novo Conceito, 269 páginas
Um livro que vai estraçalhar o seu coração ao mostrar uma realidade de dor e sofrimento.



Título: Garotas de Vidro
Título Original: Wintergirls
Autor: Laurie Halse Anderson
Tradutor: Ana Paula Corradini
Editora: Novo Conceito
Ano da Edição: 2012
Ano Original de Lançamento: 2009
Nº de Páginas: 269
Comprar Online: Saraiva

Sinopse:
Lia achava que não era boa em nada. Não era a melhor aluna, nem a melhor nos esportes, nem mesmo a mais bonita. Então ela decide que seria a mais magra.
Depois de um acidente de carro, no qual a menina passa mal por falta de nutrientes, ela se vê internada em uma clínica. E sua melhor amiga, Cassie, se afasta.
Seis meses depois, Lia está morando com os pais, mas tem uma recaída. E a situação piora quando a melhor amiga, com quem não falava há seis meses, morre sozinha em um quarto de motel depois de tentar ligar para Lia 33 vezes.
Agora Lia será assombrada pelo fantasma de Cassie e pelo fantasma da anorexia.

O que eu achei do livro:
Garotas de Vidro é um livro perturbador. Enquanto acompanha Lia, a protagonista e narradora da história, o leitor sofre muito.
A escrita de Laurie Halse Anderson é bela, poética e dolorida ao mesmo tempo! Bastante fluidia e agradável, a narrativa da autora não pode, entretanto, ser considerada simples. Abusando de recursos estilísticos - como riscar palavras, suprimir espaços e letras maiúsculas, a autora consegue passar todo o sofrimento, as dores e as dúvidas que infligem a jovem Lia. A leitura desse livro é difícil não porque Laurie escreva mal, mas justamente porque ela escreve bem demais e o sofrimento de Lia passa para o leitor.
Os personagens são muito bem descritos e criados! Fiquei impressionada com o realismo que a história passa - não apenas nas características de cada personagem, mas principalmente pela profundidade dos relacionamentos entre eles.
Dessa vez a Novo Conceito acertou em cheio! A capa do livro é maravilhosa, a diagramação é linda, revisão e tradução estão muito boas. E o mais importante: a história é excelente!
Ainda sinto o meu coração apertado enquanto escrevo essa resenha. A autora pega o coração do leitor, aperta, torce, joga no chão e pisa em cima, pica em pedacinhos bem pequenos, joga na água fervente e congela. Por fim, ela tritura.
Lia é apenas uma menina, tem 18 anos, mas passa por uma delicada fase de sua vida. O mais interessante é que diferente da maioria dos livros para adolescentes esse não foca na vida escolar da protagonista, mas justamente em seu distúrbio alimentar e nos problemas que enfrenta na família. Aí está um livro que as adolescentes deveriam ler - talvez conseguisse mostrar que o que enxergamos nem sempre corresponde à realidade e que a melhor maneira de lidar com um problema é encarando-o.
Durante a leitura eu não conseguia deixar de pensar que a autora não iria conseguir dar uma boa finalização para o livro. Não teria como - ou o final ficaria ruim ou seria triste. Não vou dizer se o final é uma dessas duas coisas, mas é perfeito - a autora soube como conduzir a história.
Garotas de Vidro é um livro bem escrito, uma história envolvente! Um drama dilacerante, pungente, que você não irá conseguir largar antes de chegar ao final.

PS: Três páginas, particularmente, foram muito difíceis de ler e me mostraram o quanto esse livro é incrível: 30, 181 e 212. Não as leia antes de chegar lá durante a leitura do livro. Mas preste atenção quando alcançar esse ponto.

Nota: 








Dificuldade de leitura: 


 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥