A Princesinha, de Frances Hodgson BurnettEditora 34, 205 páginasUma linda história infantil que irá ensinar o que é bondade e perseverança aos mais duros corações.

Título: A Princesinha
Título Original: A Little Princess
Autora: Frances Hodgson Burnett
Tradutora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Tasha Tudor
Editora: Editora 34
Ano da Edição: 2009
Ano Original de Lançamento: 1905
Nº de Páginas: 205
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sinopse:
Sara Crewe é uma menina encantadora. Cresceu na Índia, onde seu pai trabalha e sempre foi muito apegada a ele, já que a mãe morreu no parto. Assim, ela sempre foi a melhor amiga de seu pai e tinha nele o seu melhor amigo.
Mas agora ela já é uma mocinha e precisa de uma educação mais adequada, que o pai não poderia lhe dar. Por isso, ela é enviada a um internato na Inglaterra. Lá é tratada como uma princesa, mas nem por isso se torna esnobe - é sempre muito educada e trata a todos com respeito e carinho. A Sra. Minchin, a responsável pela escola, a trata com mimos e mais mimos - ela tem um quarto de brincar só para ela, um pônei e até mesmo uma empregada francesa. O suficiente para causar inveja em algumas meninas. Tudo isso, entretanto, é apenas porque a menina é muito rica.
Mas essa vida boa termina abruptamente no dia em que a Sra. Minchin descobre que o pai de Sara morreu e perdeu toda a sua fortuna. A mulher se torna extremamente mal educada e acolhe a menina, por caridade com ela diz, mas faz dela uma empregada.
Assim, Sara acaba sendo tratada como criada no internato, obrigada a trabalhar muito, sempre maltratada pelos adultos. Ainda assim, ela tenta manter sua alegria e é sempre bondosa, acreditando em seu íntimo que ainda é uma princesa.
O que eu achei do livro:
O que dizer de um livro que é tão simples, tão ingênuo e ao mesmo tempo tão lindo e tocante?! É complicado expressar em simples palavras o quanto essa história conseguiu me tocar.
Frances Hodgson Burnett escreve de maneira simples, mas consegue encantar! Sara é uma personagem maravilhosa, que toca no coração de qualquer pessoa. Ela não é realista - não acredito que nenhuma criança aja daquela maneira. Sara Crewe é uma pessoa muito boa, que sempre tenta ver o lado bom das coisas. Em alguns momentos, Sara me lembrou bastante de Pollyanna - a inesquecível personagem de Eleanor H. Porter. Acho que, apesar de um tanto longe da realidade, essas duas persoangens têm muito a ensinar para as crianças de nosso tempo.
Se algo soou familiar para você é porque, certamente, já deve ter visto o filme homônimo que foi baseado no livro (e que é lindo demais!). Na versão cinematográfica, entretanto, há algumas diferenças bem grandes. Vale super a pena ler o livro e conferir a história original, que consegue ser tão linda quanto a versão para as telonas.
Descobri ainda que a autora também escreveu "O Jardim Secreto", cujo filme, assim como "A Princesinha", é lindo demais. Assim sendo, já está mais do que adicionado à minha lista de "Top Wanted". E apesar de ter muitos livros ainda não lidos na minha estante, esse eu vou adquirir assim que puder.
Uma história linda, que consegue atingir nossos corações e emocionar profundamente, A Princesinha é uma história que eu indico para todos que gostam de livros infantis (e também para os que não gostam. Afinal de contas, se você não gosta de livros infantis é porque tem o coração duro demais e, com certeza, Sara vai conseguir amolecê-lo).
PS: Quem me acompanha pelo twitter sabe como não consegui segurar as lágrimas em algumas passagens, duas dela relacionadas a uma personagem em especial - a Anne, a quem Sara tratou de forma maravilhosa. Foram duas passagens que me levaram às lágrimas.
"Eu sei o que é sentir fome e nem ao menos conseguir fazer de conta que ela está passando."
Nota:
Dificuldade de Leitura: