quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen



Título: Orgulho e Preconceito
Título Original: Pride and Prejudice
Autor: Jane Austen
Tradutor: Celina Portocarrero
Editora: L&PM
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Publicação: 1813
Nº de Páginas: 392
Comprar Online: Saraiva / Submarino


Sobre o livro:
A vida da família Bennet está prestes a mudar drasticamente. A família é formada pelo pai, um homem quieto e um tanto distante do restante da família, a mãe, uma mulher efusiva, que só pensa em casas suas filhas e as cinco filhas - todas em idade de se casar, o que se deixa a mãe ainda mais aflita para dar-lhes logo um marido apropriado. Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia são as meninas que terão sua vida balançada pela vinda do Sr. Bingley - que irá morar nas proximidades. Sendo ele um homem de posses, torna-se logo um alvo das investidas das mulheres da região.
Mas é Jane, uma mocinha simpática e retraída, que irá atraí-lo sobre todas as outras.
E o Sr. Bennet não vem sozinho. Trás com ele o Sr. Darcy - um homem orgulhoso e arrogante, que irá mexer com os pensamentos de Elizabeth.
Um romance às antigas, uma delícia de ser lido!

O que eu achei do livro:
Mais uma vez quero fazer uma análise entrecortada do livro. Entretanto, antes de iniciar essa análise, eu gostaria de dizer que o livro é muito bom e que eu recomendo a sua leitura, mas não para quem não tem costume de ler clássicos. E agora sim eu vou começar a explicar os porquês.
Jane Austen escreve de uma maneira muito gostosa e muito bonita, mas não de uma maneira simples, muito menos fácil de ser lida... A escrita da autora é ainda mais rebuscada em Orgulho e Preconceito do que em Persuasão, onde a autora escreve um texto mais enxuto. Explico-me, em Orgulho e Preconceito, principalmente na primeira metade da história, há um tanto do que poderíamos chamar de enrolação. Eu, particularmente, gosto muito de livros descritivos e, mesmo assim, achei a primeira parte dessa obra um tanto insossa. É por esse motivo, que não indico o livro para quem não tem costume de ler obras com uma escrita mais rebuscada como essa, pois além do peso da escrita em si - que não é tão simples de ser lida quanto a da maioria dos livros contemporâneos - ainda tem esse conteúdo mais denso, que pode fazer com que a leitura seja mais lenta.
Ainda assim, a leitura fica muito mais simples depois da metade do livro. A linguagem continua a mesma, mas a autora se foca mais na história que estamos seguindo, sem tanta "enrolação".
O amor entre os personagens é puro e contagiante, uma delícia acompanhar uma história com personagens desse tipo. O mais interessante é ver todos os desentendimentos se desenrolando. Acompanhar também a mudança em um dos personagens, ocasionada simplesmente pelo amor que sentia, é incrível!
Apesar de rebuscada, a escrita de Austen é maravilhosa! Realmente encantadora! Essa mulher conseguia transbordar sentimentos na página de seus livros e traçar um perfil da sociedade da época que é bastante verídico. Apesar disso, assusta-me ver os personagens da forma que são descritos por Austen. Tirando os quatro principais, os demais, quase em sua totalidade, são um tanto caricaturescos, pois sempre estão imbuídos com bastante orgulho e futilidade. Mas é por isso mesmo que o livro recebe o nome que tem.
Quanto à edição que li, da editora L&PM, posso dizer que gostei bastante da revisão do livro. Mas não posso dizer o mesmo do restante. Não gostei da capa (e eu gosto muito das capas da Martin Claret, apesar de ser quase a única) e muito menos do papel utilizado para a capa e para as folhas internas, é de qualidade muito inferior e não me agradou. A capa nem mesmo tem orelha, e isso faz com que o livro fique torto e pareça mal cuidado. Realmente é algo que pesa muito na hora de comprar livros, então, certamente não irei comprar outros pockets dessa editora, por achar que outras edições, de valor similar, valem muito mais  a pena.
Um livro de leitura um pouco mais densa, mas nem por isso menos prazerosa. Orgulho e Preconceito é um clássico que até hoje encanta seus leitores! A obra-prima de uma das escritoras mais renomadas de todos os tempos - leitura obrigatória para quem gosta de um bom romance.

Nota: 




Dificuldade de Leitura: 




 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥