
Título: Blue Bloods - Vampiros de Manhattan
Título Original: Blue Bloods
Autor: Melissa de La Cruz
Editora: iD
Ano da Edição: 2010
Ano Original de Lançamento: 2006
Nº de Páginas: 336
Série: Blue Bloods - Vol. 1
Comprar Online: Saraiva / Submarino
Sobre o livro:
Schuley Van Alley estuda em um colégio bem conceituado em Manhatan. Ela se sente deslocada, pois é bem diferente da maioria de suas amigas riquinhas.
Tudo era tranquilo, até que uma menina da escola morre em uma festa. A primeira hipótese é overdose. Mas Jack, um dos meninos riquinhos que ele nunca havia reparado realmente, chega perto dela e diz que há algo mais por trás de tudo isso.
O que eu achei do livro:
Ok, dessa vez a parte "sobre o livro" ficou um lixo. Mas nem vou conseguir melhorar... porque não acontece praticamente nada no início do livro e não quero contar fatos muito para frente... A leitura desse livro foi tão diferente para mim, que vou fazer uma resenha diferente dessa vez. Porque, para mim, foram na verdade dois livros, sobre os quais a minha opinião é tão distinta quanto o preto difere do branco.
Parte I - até a página 159
Blue Bloods é um lixo. O primeiro defeito é a história. Nunca vi história tão arrastada - nada acontece. No final das contas, acho que consegue ganhar de Fallen em matéria de enrolação.
Além disso, os personagens são fracos e muito mal definidos - a autora tenta contar mil histórias ao mesmo tempo, mas no final não consegue contar nenhuma muito bem - pois o leitor se vê perdido em meio a tantas visões diferentes do mesmo nada que aconteceu.
E como se isso já não fosse o suficiente, o livro ainda trás muitas referências à grifes (a maioria das quais nunca ouvi falar) e de roupas (até algumas roupas eu tenho dificuldade de saber do que se trata). Eu não sou fã de moda, então eu achei super chata essas citações gigantescas de moda - que eu não entendi lhufas.
Parte II - a partir da página 160
Que livro é esse?! Quando foi que raptaram aquela pessoa que escreveu a primeira parte ultra lenga-lenga e chata e começou a dar outro rumo para a história? Quero dar um prêmio a essa criatura!
Blue Bloods supera - e muito - Fallen nesse ponto! A história fica perfeita depois da página 160. Os personagens começam a ficar mais definidos e muitas coisas acontecem.
A autora começa a definir toda a sua teoria sobre vampiros -que, sinceramente, é a melhor que já ouvi até hoje! - e também dá um ritmo novo à história!
A partir da metade, o livro é divertido, leve, rápido e muito gostoso! Devorei essas últimas páginas amando todos os acontecimentos.
Conclusão
Bom, o que dizer depois disso tudo?! Não tem como favoritar um livro que começa assim tão morno e demora tanto para decolar... nem mesmo merece as 5 estrelas... Mas, fala sério, a história melhora - e muito! Então, eu estou doida para ler o segundo livro logo, que espero que seja perfeito do início ao fim!
Como eu já comentei, acho que a Melissa de La Cruz peca um pouco ao exagerar em detalhes específicos para um nicho de leitores - quem gosta e entende de moda -, o que, ao meu ver, deixa os outros leitores (tipo, eu mesma) se sentindo excluídos. Mas, apesar disso, eu gostei bastante da escrita dela, que é leve e gostosa de se ler, apesar da grande quantidade de descrições (mas eu gosto de descrições)!
Infelizmente, apesar da história magnífica (a partir da página 160, que isso fique claro) o livro tem dois defeitos graves para mim.
O primeiro [e menos grave] é que não tem final. É o tipo de livro que termina no meio, como se fosse o final de um capítulo. Vários segredos são revelados - e isso é muito bom, não é como se a autora estivesse lhe enrolando até o final do livro, mas tampouco tem um final definido. Eu normalmente não considero isso um defeito quando tenho todos os volumes, fazer o que, sou mesmo muito imparcial... Mas como não tenho o segundo volume e não sei quando poderei comprar, acho isso um grande defeito, pois dá a impressão que a história acaba do nada.
E o segundo defeito - que eu considero muito grave - são os erros no livro. São vários erros de digitação e muitos erros de gramática. Os erros de gramática não são muito aparentes e isso, por incrível que pareça, é o que mais me preocupa, pois a maioria das pessoas vai achar que está correto e pode depois escrever dessa forma sem saber que está fazendo errado. Em uma editora do porte da iD - que já começou grande, pois é um braço da editora Moderno, que, por sua vez, é parte do grupo Salesiana - isso é imperdoável. Honestamente é algo que me deixa preocupada e triste, pois gosto de livros bem traduzidos e bem escritos.
Enfim, eu não vou matar a Livia e nem a Thayná por terem me indicado esse livro, porque o final é excelente e eu acho que a série agora só tende a decolar! Portanto, leiam Blue Bloods! A melhor teoria de vampiros que já li!
Nota:
Dificuldade de Leitura: