sábado, 31 de julho de 2010

Papel x Bit

E-book ou livro tradicional? Qual é o melhor?
O e-book tem toda a facilidade de transporte, em um único e-book reader você pode carregar diversos livros, revistas e jornais. Não pesa e não ocupa espaço. Além disso, os e-books costumam ser mais baratos que os livros tradicionais e o mais importante: eles são ecologiamente corretos, porque utilizam pouca energia (que carrega as suas baterias) e não utiliza nenhuma folha de papel.
Por outro lado temos o livro, que tem toda uma aura romântica a sua volta. O livro é mais real, é mais gostoso. Os verdadeiros apaixonados por um bom livro gostam de sentir a textura da página, o cheiro da tinta. Gostam de olhar a encadernação e contemplar todo o trabalho editorial envolvido. O livro tradicional ainda tem uma grande arma - ele não cansa, ele não estressa, ele diverte! 
É muito comum ouvirmos pessoas reclamando que ler através de dispositivos tecnológicos, sejam e-book readers ou computador, cansa. As pessoas ainda reclamam de dor de cabeça e dor nos olhos. O tempo de leitura também é mais baixo, segundo um estudo do Nielsen Norman Group. E o prazer de tocar um livro? De sentir as páginas sendo viradas?
Mas como pode o livro tradicional lutar contra o e-book? Munido de tecnologia de ponta, os e-book readers evoluem cada vez mais - possibilitando novas realidades e novas experiências.
Então, no fim das contas, com que ficar? E-book ou livro tradicional? Qual vencerá essa guerra?
Eu acho que nenhum dos dois vencerá guerra alguma. Assim como a televisão não foi capaz de acabar com o cinema, o e-book também não vai acabar com o livro. Por que eu penso isso? Porque eu acho que os dois tem seus atrativos.
Eu realmente prefiro ler um livro impresso - uma boa história nas minhas mãos. Posso sentir o livro, as páginas, a textura do papel utilizado, o cheiro de livro novo, as marcas de minhas leituras anteriores - um e-book não tem nada disso. Mas isso é a minha opinião. Eu não vou substituir o livro pelo e-book, aliás, acho que a maior parte das pessoas não vai. O e-book é uma alternativa, mas não é a única.
O e-book vai vencer dentro dos ônibus e metrôs e, penso eu, vai vencer nas revistas e jornais. Aliás, qual melhor alternativa para os periódicos (que, salvo raros casos, são sempre jogados fora pouco tempo após seu lançamento) do que não serem impressos? Eu realmente acho o e-book a melhor opção para os periódicos, uma vez que os mesmo são formados por leituras temporais, que vão perder o significado com o tempo (ainda vão ter importância histórica, mas não vão mais servir para os leitores normais). 
Por outro lado, a literatura é atemporal. Ainda hoje lemos histórias que já foram escritas há mais de mil anos. Então, é mais ou menos por aí que vejo a vida do livro. Um livro não é simplesmente descartado! As pessoas guardam os seus livros, ou passam para frente. Emprestam, releem, doam ou vendem. O livro tradicional tem o seu valor que, a meu ver, não será suplantando.
Mas o mais importante não é o meio onde você vai ler, mas sim o hábito da leitura. Então, mesmo que prefira ler no computador, não deixe de ler - leia sempre. Cresça lendo e aprenda muito. E se divirta! 
 
♥ ♥ ♥
Nanie's World © Copyright 2013.
Layout do blog por Nanie Dias - uma modificação da base gratuita Gabi Melo
A reprodução desse template é proibida!
♥ ♥ ♥